domingo, 15 de janeiro de 2017

Noruega é o primeiro país do mundo a proibir o desmatamento

A decisão é extremamente importante para o mundo, pois incentiva outros países a seguirem o mesmo caminho.
Noruega é o primeiro país do mundo a proibir o desmatamento
Em todo o mundo, a maior parte das florestas é destruída para dar lugar à agricultura, à pecuária e abastecer a indústria madeireira. | Foto: iStock by Getty Images

A Noruega foi o primeiro e o único país do mundo a proibir o desmatamento. A decisão, anunciada ainda em 2016, vale para o território nacional, mas também se aplica às relações comerciais entre as companhias norueguesas e outros países.

A decisão foi tomada dois anos depois de a nação se comprometer em promover a compra de suprimentos livres de desmatamento. Na ocasião, durante uma das reuniões da ONU para o Clima, a Alemanha e o Reino Unido também demonstraram preocupação em buscar produtos com origem correta.
A decisão norueguesa é extremamente importante para o mundo, pois incentiva outros países a seguirem o mesmo caminho. Este tipo de compromisso não significa apenas deixar de desmatar a própria floresta, mas, principalmente, implica não financiar indiretamente o desmatamento e a destruição da biodiversidade em outros países.
Em todo o mundo, a maior parte das florestas é destruída para dar lugar à agricultura, principalmente à produção de soja e óleo de palma, à pecuária e abastecer a indústria madeireira. Portanto, proibir o desmatamento também consiste em deixar de apoiar atividades deste tipo que ocorrem sem controle ou fiscalização, de maneira totalmente ilegal.
Antes mesmo de assumir este compromisso, a Noruega já havia feito uma parceria com o Brasil, em 2008, quando forneceu US$ 1 bilhão para ajudar a combater o desmatamento da floresta amazônica.
Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia/noruega-e-o-primeiro-pais-do-mundo-a-proibir-o-desmatamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário