domingo, 17 de outubro de 2010

ARMA VERDE CONTRA A POLUIÇÃO


As plantas são mesmo verdadeiras surpresas da natureza. Além de encantarem os olhos, dentro de casa podem se revelar excelentes despoluidores de ambiente, minimizando os efeitos da fumaça de cigarro, de gases e outros agentes tóxicos
exalados por tintas, gasolina e produtos de limpeza.
O crisântemo, o filodendro, a jibóia e, entre outras, a delicada e colorida gérbera, ajudam a combater os efeitos da poluição, seja na sala, na cozinha, na área de serviço e até na garagem.
A explicação para esse fenômeno é simples: certas plantas absorvem determinadas substâncias tóxicas e as transformam em nutrientes, por meio de bactérias que vivem em suas raízes.
Conheçam agora quais são as plantas companheiras no combate à poluição e procure ter em casa o maior número possível delas.
Você e sua família sairão ganhando.
Babosa (Aloe vera)
Babosa (Aloe vera): Absorve o formaldeído. Mantenha-a na sombra e espere a superfície do solo secar antes da próxima rega. Propagasse a partir de rebentos que nascem na base cia planta-mãe.
Clorófilo 


(Chlorophytum comosum)


Clorófito (Chlorophytum): Absorve o monóxido de carbono. Por isso, mantenha-o próximo a uma janela, já que gosta de luz solar direta, e conserve o solo sempre úmido. O clorófito produz pequenas mudas, que devem ser reenvasadas.


Crisântemo (Chrysanthemu morifolium)

Crisântemo (Chrysanthemu morifolium): Absorve o benzeno. A reprodução pode ser feita tanto por divisão de touceiras quanto por sementes. Regue-o com freqüência, mas sem encharcar o solo. Conserve o vaso próximo a uma janela.

Espada de São Jorge
(Sansevieria trifasciata)
Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata): Absorve o formaldeído. É típica planta de interior, pois sobrevive em ambientes com pouca sombra e pouca rega. A propagação é por estacas de folhas.

Filiodendro (Philodendron oxycardium)
Filiodendro (Philodendron oxycardyun): Absorve benzeno e monóxido de carbono. Regue-o sempre antes de a terra secar completamente e deixe-o à meia sombra. Gosta também de vasos só com água. Propaga-se por estacas de galho.
Gérbera (Gerbera jamesonii)
Gérbera (Gerbera jamensonii): Absorve benzeno. Dentro de casa só permite a utilização como flor de corte e pode durar até 15 dias.

Jibóia (Scindapsus pictus argyraeus)
Jibóia (Scindapsus pictus argyraeus): Absorve o formaldeído. Cultive-a na água ou na terra.
Lírio-amarelo (Hemerocallis flava)

Lírio-amarelo (Hemerocallis flava)
Lírio-amarelo (Hemerocallis flava): Absorve o monóxido de carbono. Como necessita de bastante luz, o ideal é cultivá-lo numa jardineira ou próximo à janela. Mantenha o vaso sempre úmido. Propaga-se por divisão de touceiras.

Fonte: Revista Casa Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário