segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Borboleta doente escolhe planta medicinal para imunizar crias

Monarca ('Danaus plexippus') deposita ovos em tipo específico de serralha.
Observação de comportamento animal ajuda pesquisa de novos remédios.

Danaus plexippus escolhe 'ninho' medicinal para defender os ovos de parasitas


Danaus plexippus escolhe 'ninho' medicinal para defender os ovos de parasitas (Foto ilustrativa: Isolino Ferreira / Flickr - Creative Commons, a-nc-nd 2.0 genérico)

Borboletas-monarca (Danaus plexippus) adoentadas depositam seus ovos em plantas com substâncias químicas que funcionam como vacinas para imunizar suas crias. A borboleta alimenta-se de vários tipos de serralha. Algumas dessas plantas têm uma alta concentração de substâncias chamadas cardenólidos, que acabam protegendo os ovos da ação de parasitas.
“O que descobrimos é que as borboletas preferem depositar seus ovos nas espécies medicinais quando estão infectadas por um parasita. Mas, quando não estão infectadas, elas não preferem essas espécies. Então, de algum modo, elas sabem que estão infectadas e sabem o que fazer a respeito”, afirma Jaap de Roode, cientista da Emory University
O estudo ("Evidence for trans-generational medication in nature") foi publicado no periódico científico “Ecology Letters” e é destaque no site da revista “Scientific American”.
Mark Hunter, coautor do estudo, afirma que a observação dessas escolhas no mundo animal pode oferecer dicas para a busca de novas plantas com potencial medicinal para o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário