quarta-feira, 27 de abril de 2011

MMA lança semana em defesa da Caatinga


caatinga abriga 591 esp�ies de aves

Caatinga abriga 591 espécies de aves. Entre elas está o Balança-Rabo-de-Chapéu-Preto (Polioptila plumbea), comum em MG e CE/Foto: Marcelo Camachobv
Um bioma cuja área equivale a 11% do território nacional, abrange dez estados e abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas, além de 27 milhões de brasileiros. Assim é a Caatinga, que apesar de tamanha biodiversidade segue desprotegida e desconhecida por boa parte da população.

Com o objetivo de atenuar tal realidade, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove a partir desta segunda-feira, 25 de abril, a Semana Nacional do Bioma Caatinga. A abertura da semana será às 15h desta segunda-feira, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, em solenidade que contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Até o dia 29 haverá em Fortaleza e em Brasília uma série de atividades voltadas à valorização do bioma. Uma audiência pública na Câmara no dia 28 discutirá a implementação de instrumentos para o controle do desmatamento da Caatinga. O evento será marcado também pela defesa da aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que transforma a Caatinga e o Cerrado em patrimônios nacionais.
Também na Câmara dos Deputados, o MMA promove, entre 25 e 29 de abril, sempre a partir das 9h, a exposição fotográfica intitulada Caatinga: Belezas e Riquezas, que vai mostrar as imagens, cores e a importância socioambiental do único bioma exclusivamente brasileiro. A exposição será no Espaço Mário Covas, que fica no Anexo 2 da Câmara.
Realidade preocupante
A Caatinga abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o Norte de Minas Gerais. A maior parte dos 27 milhões de pessoas que vivem na região é vulnerável em nível social e depende dos recursos provenientes do bioma para sobreviver.
Dados de 2010 apontam que 45% da área total do bioma já foi desmatada, o que supera, inclusive, a proporção de desmate registrada na Amazônia nos últimos anos. O MMA informou que busca concretizar uma agenda definida em 2008, pela qual estabelece a criação de mais unidades de conservação federais no bioma, além de desenvolver alternativas para o uso sustentável de sua biodiversidade.
Da agenda de novas unidades de conservação na Caatinga, duas já foram criadas ou ampliadas: em 2009, o Monumento Natural do Rio São Francisco, com 27 mil hectares, englobando os estados Alagoas, Bahia e Sergipe. O Parque Nacional das Confusões, no Piauí, foi ampliado em  30 de dezembro de 2010 em 300 mil hectares, passando a ter 823.435,7 mil hectares. Com estas novas unidades, a área protegida por unidades de conservação no bioma aumentou para 8%. Ainda assim, ele continuará como um dos menos protegidos do país.

fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário