domingo, 17 de abril de 2011


Saiba como limpar o banheiro sem usar produtos químicos

Esfregar azulejos, retirar fios de cabelo do ralo e limpar o vaso sanitário são tarefas desagradáveis, mas necessárias. Porém, engana-se quem acha que para deixar o banheiro brilhando, é necessário utilizar produtos industrializados. Uma alternativa interessante é substituir os químicos por itens naturais que podem ser encontrados em qualquer casa. 

Para retirar o mofo dos azulejos, é necessário apenas uma escova de dentes velha e vinagre. O ideal é que o vinagre seja do tipo branco e permaneça agindo no local por duas horas. Depois basta só enxaguar.  A acidez do vinagre quebra as moléculas de gordura e também mata as bactérias e o mofo. Essa dica pode ser utilizada para remover manchas da parede, limpar cortinas, box e utensílios de vidro. 
Diversos comerciais na televisão ressaltam o poder “milagroso” dos alvejantes para a limpeza do vaso sanitário. Mas, meia xícara de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio possuem a mesma eficiência desses alvejantes. Para fazer o teste, é necessário aplicar essa mistura no vaso sanitário, deixando-a agir por 30 minutos, depois é só esfregar bem.  
Outra dica para o vaso é fazer um desinfetante caseiro. A receita é simples: quatro litros de água, um litro de álcool, um sabão caseiro e folhas de eucalipto. Deixe as folhas de molho no álcool por dois dias. Rale o sabão e o dissolva em um litro de água fervente. Em seguida, adicione o restante da água e a essência de eucalipto e ele estará pronto. 
Para limpar o ralo, a combinação de vinagre com bicarbonato de sódio é uma ótima opção: derrame três quartos de xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguida de meia xícara de vinagre. É importante lembrar-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência.  Com a solução agindo por 30 minutos, jogue água fervente. 
O próximo passo é a limpeza do chão. Para isso, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão a um balde de água quente. Outra opção é utilizar meia xícara de sal dissolvido em balde de água morna. Aplique essa solução com um esfregão e enxague.  
Para finalizar, borrife uma solução de cravos-da-índia com álcool no ambiente. Mas, antes de usar deixe essa mistura descansar por alguns dias. O interessante é que o aroma, além de perfumar, afasta os insetos. Com dicas de Ecocidades.
fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia.php

Um comentário:

  1. cara seu blog é muito interessante, gostei das suas fotos naquela serra, eu sou do icó más não sabia que tinham pessoas que gostam da naturesa assim como eu.eu tenho um blog chamado caatinga icó.

    ResponderExcluir