sábado, 20 de agosto de 2011

Programa produtor de água é apresentado durante a Marcha das Margaridas

marcha

A 4ª Marcha reuniu cerca de 70 mil trabalhadoras/Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou o Programa Produtor de Água durante a Marcha das Margaridas. A iniciativa tem como objetivo estimular a política de pagamento por serviços ambientais voltada à proteção hídrica no Brasil, por meio de apoio técnico e financeiro aos participantes.

O programa visa estimular o desenvolvimento de projetos para reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e oferta de água.
Os planos serão realizados por instituições públicas e privadas que, em sistema de parceria, concretizarão as ações previstas.
A marcha
A Marcha das Margaridas é realizada anualmente e organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O encontro, que esteve em sua quarta edição nesta quarta-feira, 17 de agosto, reuniu aproximadamente 70 mil trabalhadoras rurais em Brasília.
Segundo Enedina Silva, de 46 anos, a maior dificuldade enfrentada pelos trabalhadores é o cultivo da agricultura familiar, por falta de terra própria para o cultivo. Dos 11 irmãos, apenas ela e mais duas irmãs permaneceram na atividade.
“Meu pai nunca teve terras, sempre trabalhou em terra de terceiros. São pessoas que trabalham e moram naquela propriedade e recebem uma pequena renda sobre o que produzem para o dono das terras”, explicou à Agência Brasil.
Outro problema debatido durante o encontro foi as condições precárias das estradas que cortam o interior do país. O acesso para escoamento da produção na lavoura ou mesmo para garantir a chegada de caminhões pipa é difícil e compromete o trabalho no campo, afirmou a trabalhadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário