terça-feira, 1 de julho de 2014

Até 88% da superfície dos oceanos está contaminada por microplásticos, afirma pesquisa



O problema dos microplásticos é mais sério do que se imaginava. Uma recente pesquisa revelou que até 88% das águas marinhas do mundo podem estar contaminadas com resíduos de origem plástica, podendo causar efeitos na vida marinha e na cadeia alimentar.

As principais fontes desse tipo de resíduo costumam ser produtos industrializados a base de plásticos, como sacolas, brinquedos, embalagens de alimentos e outros utensílios, que acabam chegando aos mares arrastados pelas chuvas.
Os dados foram revelados no Proceedings of the National Academy of Sciences e se basearam em mais de três mil amostras oceânicas coletadas em todo o mundo, numa expedição realizada em 2010.
Mas como os dejetos plásticos chegam a águas tão distantes? Os pesquisadores afirmam que isso se dá a partir das correntes marítimas. Em seguida, devido à radiação solar, há a fragmentação do plástico, que pode ser confundido com alimento por algumas espécies marinhas.
Os cientistas estimam que haja entre 10 mil toneladas e 40 mil toneladas de fragmentos plásticos nos oceanos, recobrindo cerca de 88% da superfície dos mares.
O estudo revelou que os microplásticos costumam ser sub-representados em pesquisa, principalmente as partes menores, que têm "entre alguns mícrons e alguns milímetros de tamanho".
Apesar de saberem que os microplásticos têm influência na cadeia alimentar e na vida marinha, os cientistas afirmam que a maior parte dos impactos que esses pequenos fragmentos podem causar ainda não é conhecida.
Fonte: http://ecycle.com.br/component/content/article/38-no-mundo/2461-ate-88-da-superficie-dos-oceanos-esta-contaminada-por-microplasticos-afirma-pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário