terça-feira, 1 de julho de 2014

O que é responsabilidade social?


© Depositphotos.com / sellingpix

A sustentabilidade e a responsabilidade social são temas que têm ocupado de forma crescente as discussões dentro de governos, empresas e organizações em todo o mundo. É cada vez mais evidente para a sociedade a função social das organizações e a relação de interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental.

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o interno relaciona-se com os trabalhadores e todas as partes afetadas pela empresa, que podem influenciar no alcance de seus resultados; o externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo, inserindo a postura ética e social. Mas muitas empresas enxergam a responsabilidade social como uma forma de marketing, com a finalidade de apenas angariar imagem e chamar a atenção do público, outras enxergam planos e projetos que resultam em melhorias realmente sociais.
Mas existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação às organizações.
Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo às entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.

Responsabilidade Social Corporativa

Existe também a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo. Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.
Foto: © Depositphotos.com / ridofranz

Responsabilidade Social Empresarial

Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.
Resumidamente a responsabilidade social é um conceito que, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/o-que-e-responsabilidade-social/?utm_source=fanpage&utm_medium=pense-verde&utm_campaign=responsabilidade-social-verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário