domingo, 13 de julho de 2014

Papa Francisco diz que destruição de floresta tropical é “nosso pecado”



Pontífice fala da necessidade de desenvolvimento de economia sustentável
O Papa Francisco enfatizou no sábado seu apoio ao desenvolvimento de uma economia global mais sustentável, criticando a exploração da natureza, inclusive a destruição de florestas tropicais na América do Sul – em mais um apelo contra a degradação ambiental.
Falando a estudantes na Universidade de Molise, no sul da Itália, o papa afirmou que a destruição de florestas era um “pecado dos tempos modernos.” “Este é um desafio de nosso tempo, nos convertermos para um tipo de desenvolvimento que respeite a criação.”

O papa adotou seu nome por causa de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do ambiente, e fez diversos pedidos de melhor proteção ambiental desde que assumiu seu posto de chefe da Igreja Católica no ano passado.
No momento, ele prepara uma encíclica sobre ambiente e mudança do clima, indicando que o tema se tornou uma alta prioridade do Vaticano. No começo deste ano, Christiana Figueres, chefe do secretariado da mudança do clima da ONU, pediu a líderes religiosos que mostrassem maior apoio a ações positivas.
A floresta tropical sul-americana e de outras partes do mundo corre grande risco. De acordo com a National Geographic, durante os últimos 40 anos, 20% dela foi cortada, mais do que nos 450 anos anteriores, desde que colonizadores europeus chegaram na área.
Ambientalistas temem que outros 20% possam ser perdidos nas duas próximas décadas e que se isto acontecer as coisas podem sair rapidamente de controle, porque a ecologia das florestas não será mais auto-sustentável, informa o RT.
Foto: Gabriel Andrés Trujillo Escobedo/Creative Commons

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/papa-francisco-diz-que-destruicao-de-floresta-tropical-e-nosso-pecado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário