domingo, 13 de julho de 2014

O absurdo desperdício de alimentos ao redor do mundo



Todos já ouvimos falar sobre o desperdício absurdo de comida no mundo todo. Anualmente, os habitantes da Terra desperdiçam cerca de um terço de tudo aquilo que produzem e, por pior que possa parecer, isso não é tudo. Segundo um relatório sobre Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (ONU), a produção destes alimentos também gera um enorme desperdício de recursos, como energia, água e terra.

Um exemplo disso é que, na Europa, a produção de alimentos desperdiçados utiliza de água o equivalente ao conteúdo do Rio Volga (o mais longo do continente) e ocupa quase 1,4 bilhão de hectares de terra. Ainda, a produção de tais alimentos coloca 3,6 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera - mais do que o terceiro maior emissor de gases estufa, que é a própria União Europeia.
Confira abaixo um vídeo que explica como o desperdício de alimentos gera uma cadeia de práticas nada sustentáveis para o planeta:

Outro dado relevante é a quantidade de dinheiro gasto nesse processo: o custo dos restos de comida é de US$ 750 bilhões por ano. Mais do que o gasto financeiro, o relatório aponta indicadores de desperdício chocantes. Por exemplo: o setor de carnes da América Latina desperdiça 80% de toda a produção. Os níveis de resíduos de alimentos no varejo são maiores nos países mais ricos. 
Além do consumo consciente, outra forma de atenuar os efeitos do desperdício de alimentos é reciclá-los, conforme mostra o vídeo feito pela ONG britânica Recycle for Wales:
    
Fonte: http://ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1942-o-absurdo-desperdicio-de-alimentos-ao-redor-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário