terça-feira, 23 de setembro de 2014

Carros movidos a gasolina emitiram 30 milhões de toneladas de CO2e só em 2014

A gasolina é muito mais poluente do que o etanol.

O uso de gasolina como combustível em veículos foi responsável pela emissão de 30,2 milhões de toneladas de CO2e no Brasil durante o primeiro semestre de 2014. Em comparação com o mesmo período do ano passado foi identificado uma alta de 9%. Nos primeiros seis meses de 2013 foram emitidos 27,7 milhões de toneladas de CO2e. Os dados fazem parte de levantamento feito pela Ecofrotas, empresa especializada na gestão de frotas corporativas.

A queda do uso de etanol, em parte, se deve ao preço da gasolina, cujos aumentos de valor têm sido menores, o que contribui para melhorar sua competitividade em relação ao biocombustível. “A tendência é que haja, no médio prazo, uma mudança desse cenário, visto a importância que os candidatos à presidência estão dando neste momento ao setor sucroalcooleiro”, afirma o diretor Institucional e Sustentabilidade da Ecofrotas, Sérgio Rego Monteiro Filho.
Em 2013, o governo federal aprovou medidas que permitiram as desonerações tributárias de PIS/Cofins para os produtores de etanol. Agora, a aposta é de uma estrutura de financiamento "mais favorável" para garantir a lucratividade do segmento. Outros candidatos à presidência também colocaram o setor no radar e estão prometendo políticas que visem favorecê-lo.
Conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumo de gasolina de janeiro a julho de 2014 foi de 21,6 bilhões de litros e, o de etanol, 6,1 bilhões de litros. Importante ressaltar que, no caso do etanol, as emissões de CO2e são consideradas neutras, segundo o GHG Protocol. “Isso por que as emissões da queima do biocombustível são compensadas durante o crescimento da cana-de-açúcar”, explica Monteiro Filho.  Por outro lado, a gasolina A (aquela que sai da refinaria antes da adição de etanol) emite, em média, 2,269 quilos de CO2 por litro.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/carros-movidos-a-gasolina-emitiram-30-milhoes-de-toneladas-de-co2e-so-em-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário