sábado, 13 de setembro de 2014

DONOS DE PEQUENAS EMPRESAS DEVEM ESTAR ATENTOS À SUSTENTABILIDADE



(Foto: Creative Commons)
No palco das mudanças para uma economia sustentável, alguns imperativos se impõem no universo dos pequenos negócios. Confira abaixo quatro deles, listados no relatório Tendências de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios, uma publicação desenvolvida pelo Sebrae em conjunto com o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) e o Centro Sebrae de Sustentabilidade.

1) Cadeia produtiva: as grandes empresas estão exigindo cada vez mais que seus fornecedores adotem a sustentabilidade na gestão. Os pequenos negócios que integram as cadeias produtivas respondem às demandas da sustentabilidade e se alinham às práticas dos seus clientes. Se são práticas insustentáveis podem perdê-los, além de sofrer danos na imagem junto ao mercado.
2) Consumo consciente: como decorrência do aumento no acesso à informação e ao fortalecimento dos movimentos sociais, o consumidor brasileiro está mais consciente daquilo que compra e do que descarta. Os resultados da última pesquisa da série "Consumo Consciente", realizada em 2012 pelo Instituto Akatu (Rumo à Sociedade do Bem Estar), indicam crescimento na adesão a práticas conscientes de consumo. Os consumidores conscientes representam quase um terço da população.
3) Compras públicas: segundo levantamento realizado pelo Sebrae em 2013, as pequenas empresas representam hoje 57% dos R$ 40 milhões gastos pelo governo federal em compras públicas. Como maiores compradores de produtos e serviços, as instituições governamentais têm o poder de mudar as práticas de seus fornecedores. Essa nova prática tem evoluído, adicionando nos editais de concorrência novas exigências que obrigam o setor privado a estar em dia com as melhores práticas.
4) Inovação: o reaproveitamento de resíduos, a racionalização de energia e a redução do uso de água promovem a ecoeficiência empresarial e traçam novos modelos de inovação que preservam o meio ambiente, geram emprego e incluem cada vez mais pessoas ao acesso de bens e serviços. As pequenas empresas saem ganhando quando decidem inovar, pois ao contrário do que acontece nas grandes empresas (processos complexos e burocráticos), contam com mais agilidade e estão mais perto das demandas do mercado.
Fonte: http://sustentabilidade.fecomercio.com.br/noticias/lan/br/id/7410033ba6baf5ad40990ad28f026167

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