sábado, 13 de setembro de 2014

MÁQUINA CRIADA POR ENGENHEIRO AFRICANO TROCA LIXO RECICLÁVEL POR DINHEIRO


(Foto: Divulgação)
Inspirado nas máquinas de venda reversa dos Estados Unidos, o engenheiro zambiano Shanker Sahai criou a “Greenbean Recycle”, que remunera quem insere garrafas plásticas, vidros e latinhas. O dinheiro é depositado instantaneamente na conta do usuário, que também ganha um perfil online de interação social para acompanhar a quantidade de materiais reciclados tanto por ele quanto por outras pessoas, o que gera uma competição positiva. O dispositivo também dá créditos em um restaurante parceiro além de prêmios nas redes sociais.

A máquina processa os resíduos, o que elimina gastos com transporte até as usinas de reciclagem e armazenamento em contêineres. Até agora, a Greenbean Recycle conseguiu aproveitar mais de 34 toneladas de lixo, o que representa uma economia de energia superior a 73 mil kWh. O engenheiro explicou que sua intenção com a Greenbean Recycle é mudar a atitude das pessoas em relação ao reaproveitamento dos resíduos sólidos.
Atualmente, existem nove máquinas instaladas nas principais universidades dos Estados Unidos, entre elas, Harvard, MIT e Brandeis University. A ideia é ampliar a campanha, levando o equipamento para estádios, aeroportos e outros locais onde há grande circulação de pessoas.
Fonte: http://sustentabilidade.fecomercio.com.br//noticias/lan/br/id/f92910596147db0cd285cd1a22820514

Nenhum comentário:

Postar um comentário