quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Plantas aumentam produtividade no trabalho



Esqueça os móveis caros e equipamentos cheios de funções: aumentar a produtividade no ambiente detrabalho é mais barato do que se imagina. Basta decorá-lo com plantas

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queenslanddescobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. 

Este é o primeiro estudo nesse sentido para analisar os efeitos das plantas em um ambiente de trabalho em longo prazo, e ele também descobriu que essa medida melhorou asatisfação e a qualidade de vida dos empregados. 



De acordo com o professor da Universidade de Queensland e co-autor da pesquisa, Alex Haslam, um escritório mais "verde" ajuda o profissional a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho. 

Realizado em parceria com as universidades de Cardiff, Exeter e Groningen, o estudo analisou o impacto de um ambiente enxuto e um com plantas nos funcionários em grandes escritórios comerciais no Reino Unido e na Holanda. 

Os pesquisadores monitoraram os níveis de produtividade dos empregados por dois meses e também entrevistaram as pessoas para saber suas percepções sobre a qualidade do ar, concentração e satisfação no ambiente de trabalho. 

Como resultado, eles se mostraram mais satisfeitos e afirmaram ter percebido melhor qualidade no ar nos ambientes em que haviam plantas. 

Segundo Haslam, o retorno que uma empresa tem ao investir no paisagismo é uma equipe de trabalho mais satisfeita, com qualidade de vida, e também mais produtiva - algo que leva a melhores resultados para a companhia

Ainda de acordo com o professor, as descobertas feitas na pesquisa desafiam filosofias empresariais modernas que sugerem que um ambiente enxuto traz mais produtividade. 

Ao site UQ News, da Universidade de Queensland, Haslam afirma: "Os escritórios modernos ficaram mais enxutos para criar ambientes mais espaçosos. Nossas descobertas questionam essa teoria difundida de que menos é mais. Às vezes, menos é apenas menos".


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/plantas-aumentam-produtividade-ambiente-trabalho-798751.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário