quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Como Cultivar Batatas em Baldes Vaso ou no Jardim

Como Cultivar Batatas em Baldes ou no Jardim

A batata é originária daqui mesmo da América do Sul, e é muito fácil seu plantio e cultivo, ela pode até crescer no jardim sem nenhum problema. Cultivá-las em baldes pode ser uma técnica alternativa viável, podendo colher uma safra de batatas até em um jardim urbano dentro de seu próprio apartamento. Para iniciar a plantação de batatas, podem ser utilizada a batata que você compra na feira ou supermercado, mas alguns técnicos aconselham o uso de sementes para um melhor rendimento.

Como Plantar Batatas no Jardim

O processo é idêntico a qualquer outra planta, a terra deve ser adubada com no minimo um mês de antecedência. Dé preferencia a adubos orgânicos ou use o humos de sua composteira.
No caso se você for semear,  deve ser feito covas de 20cm a 30cm  de profundidade,  depois de semear a cova deve ser coberta com uma camada de adubo e protegida com folhas secas. Para quem vai usar a batata para plantar o método é basicamente idêntico ao do balde que você vê abaixo.
Logo após o plantios, deve regar bem a terra,  e com regularidade durante o cultivo, para que a batata  possa ter um bom desenvolvimento.
A germinação ocorrerá em algumas semanas, e os brotos de batata saíram da terra, limpe ao redor para evitar pragas e insetos como lesmas .
Durante o crescimento as batatas devem ficar expostas ao sol por curtos períodos, o sol pode prejudicar a batata em crescimento. Para não ter problemas você deve sempre manter as batatas cobertas por terra.
A colheita é feita  aproximadamente entre 14 e a 16 semanas de plantio, um sinal clássico da proximidade  é quando o planta  começar a florir , a colheita é feita quando as  folhas ficarem  secas e amarelas.

Como plantar Batatas em Baldes

Esse método de plantio é fácil e super simples, ele é realizado com a batata que inciou o processo de brota, pode-se substituir o balde por um saco ou qualquer recipiente adequado ao plantio.
Você vai precisar de um balde. Faça  alguns buracos no fundo e na lateral para a drenagem da água. Você pode até mesmo  colocar algumas pequenas pedras no fundo para ajudar  na drenagem.
Você vai precisar de  uma batata ou duas. Aquelas do supermercado e feira pode não ser as ideais, mas serve,  o melhor para é sementes de batata que você compra em lojas de jardinagem.
Sua batata precisa de brotos. Deixá-la fora por alguns dias na luz do sol, se eles não começaram a crescer ainda.
Preencha o seu balde com terra adubada  de 10cm a 15 cm. Empurre a batata no solo. Adicionar outros 5 cm de  terra por cima dela.
Mantenha bem úmida a terra, mas não muito úmido para não causar fungos e apodrecer a batata.
Coloque sempre o seu balde para fora, onde o sol está.
Aguarde.. Aguarde.. Aguarde..
Os brotos das batatas em breve vão crescer, surgiram caules e folhas.
Quando a planta começar a crescer, adicionar mais terra no balde. Repita isso até a planta crescer e a terra chegar no limite do balde. Tenha cuidado para não danificar as folhas ou cobri-las enterrando-as completamente!
As folhas ficam marrons amareladas quando estão prontas para a colheita. É só pegar as batatas!
https://youtu.be/tXuYR-96gQc
Fonte: http://www.vidasustentavel.net/auto-sustentavel/como-cultivar-batatas-em-baldes-vaso-ou-no-jardim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário