quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Fazenda Vertical é o Futuro da Agricultura

Fazenda Vertical é o Futuro da Agricultura
O Brasil é um país privilégiado na questão da agricultura, temos quase 100% de nossas terras cultiváveis, mas com a demanda no mundo por alimento, talvez isso seja pouco. Com a população mundial aumentando um ritmo acelerado, temos de pensar em novos lugares e técnicas de agricultura para o  futuro. Talvez a mais realística é a agricultura vertical, onde as plantas e animais são cultivados e criados na vertical. Isso com certeza vai resolver o problema de espaço para a agricultura no futuro.

A idéia de agricultura vertical não é moderna, existem relatos sobre isso na antiguidade, o mais famoso são os Jardins Suspensos da Babilônia. Apesar das várias vantagens e do avanços tecnológico, o alto custo da agricultura vertical ainda é proibitivo comercialmente. A fazenda vertical é simples, ela é uma especie de estufa, pode usar a luz natural ou a luz artificial, e a temperatura pode ser mantida de forma artificial também. Acredita-se que as plantas ou animais poderão ser produzidos em massa em ambientes artificiais dentro de arranha-céus em um futuro próximo.
Veja algumas vantagens da agricultura vertical para a agricultura tradicional

Otimização de Espaço

A agricultura vertical pode multiplicar por varias vezes o espaço usado, área limitada de terra

Plantação em áreas Urbana

Com esse método, pode ser construído varias fazendas urbanas, melhorando especialmente a paisagem urbana. Como a fazenda está situada no meio da cidade grande, o custo com transporte para o mercado também será menor.

Plantação todo o ano

Agricultura vertical, principalmente a de interiores podem produzir colheitas durante todo o ano, o que multiplica a produtividade e sem os problemas de variações climáticas. Ela propicia  à disponibilidade de luz solar artificial, água, temperatura e nutrientes simulando  qualquer estação do ano.

Menos Pragas e Doenças

Esse método diminui muito o risco de pragas, ervas daninhas e doenças, pois a plantação está em condição controlada.

Cultura livre de pesticidas

O ambiente controlado protege as culturas de pragas e ervas daninhas de infestação. Assim, as culturas podem ser produzidas organicamente livre de qualquer inseticida ou pesticida.

Conservação da Natureza e preservação o meio ambiente

A agricultura vertical irá reduzir a necessidade de vasta extensão de terra para o cultivo. Isso vai ajudar a recuperar grandes extensões de terra, que teria sido usado pela agricultura tradicional. Também como consequência irá evitar o desmatamento e desertificação.

Imune a problemas Climáticos

Os problemas relacionados com o clima, condições atmosféricas como  geadas, neve, chuvas de granizo, inundações, incêndios florestais, secas, etc,  não vão atrapalhar as culturas nas fazendas verticais. Plantas frágeis como o morango é muito afetado pela mudança brusca de temperatura. A agricultura vertical limita esses efeitos nocivos da mudança do tempo, já que é feito em ambiente controlado.

Mais lucrativo

Sem perdas de produção agrícola é o aumento significativo na produtividade das fazendas,  resulta em maior lucro, em comparação com a agricultura convencional.

Conservação da água

A água é reciclada várias vezes neste método cultivo, reduzindo o desperdício. Aeroponia, hidroponia, aquaponia são os sistemas mais usados, que ajudam na conservação da água.

Agricultura acessível

Embora os custos iniciais deste tipo de agricultura são altos, mas, mais tarde, torna-se rentável. Ele permite que os agricultores utilizem os seus próprios recursos, em vez de aquisição de materiais e produtos a cada novo plantio.
Fonte: http://www.vidasustentavel.net/auto-sustentavel/fazenda-vertical-e-o-futuro-da-agricultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário