sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Startup alia conservação da natureza ao negócio


Tintas orgânicas são produzidas pela startup Mancha com matérias-primas vegetais e naturais.
Crédito: Diego Marinho

Para muitos, conservar a natureza significa barrar o desenvolvimento econômico de determinada região. Porém, vários modelos de negócios vêm mostrando cada vez mais que desenvolvimento e conservação têm tudo a ver um com o outro e devem andar juntos. A fim de engajar e incentivar empreendedores, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), lançou um desafio que buscou negócios de impacto positivo na conservação da biodiversidade nacional. 

A carioca Mancha, startup que produz tintas orgânicas para utilizar em educação infantil, soluções de design, peças e ações de comunicação, foi a grande vencedora do desafio. A empresa tem como princípio o desenvolvimento e a pesquisa de tintas orgânicas produzidas com pigmentos, aglutinantes e fixadores naturais. São mais de 50 cores compostas por pigmentos retirados de matérias-primas naturais como o açafrão, a canela da china, a beterraba e o cacau, além das espécies nativas juçara e erva-mate, que podem ser aplicadas em papel e madeira. 

“Utilizamos tudo que dá cor na natureza. Desde flores, frutos e raízes até folhas e cascas. As tintas orgânicas buscam substituir, dentro do possível, as tintas tóxicas e processos de produção em massa. Além disso, quando aplicadas em papeis orgânicos e biodegradáveis e madeiras, continuam o ciclo da natureza”, explica Pedro Ivo Costa, sócio-fundador da Mancha. 
Os produtos da startup são uma alternativa bem-sucedida ao processo produtivo tradicional de tintas derivadas do petróleo, que interfere no equilíbrio dos sistemas ecológicos, impactando água, contaminando solo e poluindo o ar.

Como prêmio do desafio, a Mancha teve a oportunidade de participar de uma imersão em negócios e conservação da natureza nas instalações do Grupo Boticário em São José dos Pinhais (PR) e na Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação mantida pela Fundação Grupo Boticário, localizada em Guaraqueçaba, no litoral paranaense.

Fonte: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/noticias/pages/startup-alia-conservacao-da-natureza-ao-negocio--.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário