quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Brasil apresenta concessões florestais no Fórum sobre Florestas da ONU


brasil apresenta concess�s florestais

O Brasil explanou nesta semana, no Fórum de Florestas da ONU, o modelo de concessões florestais pretendido por ele para o manejo sustentável dos recursos das florestas brasileiras, principalmente da Floresta Amazônica.

A discussão no Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF) foi aberta em Nova York na segunda-feira, 24 de janeiro. O evento, que está na sua nona sessão, tem como tema “Florestas para os povos, meios de vida e erradicação da pobreza”, e busca debater a criação de um fundo para financiar o manejo florestal sustentável, além de buscar alternativas para melhorar as condições de vida e reduzir a pobreza nessas regiões.
As autoridades brasileiras, que apresentaram o modelo em um evento paralelo entre o Serviço Florestal Brasileiro e os organizadores, ficaram satisfeitas com a oportunidade. "O side event foi uma ótima oportunidade para mostrar ao mundo o exemplo brasileiro das concessões florestais como ferramenta eficaz de promoção do manejo florestal sustentável", afirmou o diretor de Ações Estratégicas do Serviço Florestal, Marcus Vinícius Alves.
Para ele, as concessões brasileiras podem gerar bons resultados: "O modelo de concessões implementado pelo Brasil é capaz de proporcionar o alcance de vários desses objetivos a médio e longo prazo”, confirma.
O evento, que vai até o dia 4 de fevereiro, visa mostrar aos governos manobras políticas eficazes para que eles possam alcançar os quatro objetivos globais definidos pela UNFF, que incluem o fortalecimento da economia florestal e auxílio às populações locais, o aumento de área de florestas manejadas e o suporte a legalização da produção madeireira.
Neste aspecto, o Brasil conhece bastante. A exploração acelerada das árvores da Floresta Amazônica para extração de borracha e madeira teve conseqüências enormes para o país. Segundo o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), em entrevista à radio ONU,  somente com o apoio da sociedade civil é que a classe política poderá promover a mudança de comportamento do país em relação à proteção ambiental.

fonte: www.ecodesenvolvimento.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário