sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Saiba como manter o chumbo longe da sua saúde


Cerca de um milhão de crianças americanas, de até seis anos de idade, têm níveis elevados de chumbo no sangue. O metal tóxico é considerado uma das mais importantes ameaças para a saúde ambiental.
Ele é usado na construção civil, em baterias de ácido, munição, proteção contra raios-X , e ainda forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia entre outras coisas.

O uso mais amplo do metal é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. A fabricação de chumbo tetra etílico (TEL) vem caindo muito em função de regulamentações ambientais cada vez mais restritivas no mundo no que se diz respeito à sua principal aplicação que é como aditivo na gasolina. No caso do Brasil desde 1978 este aditivo deixou de ser usado como antidetonante.
É também utilizado em pigmento, mas sua utilização tem caído muito. Compostos de chumbo também são utilizados como os silicatos, carbonatos e sais de ácido orgânicos, como estabilizadores contra o calor e a luz para os plásticos de cloreto de polivinila (PVC); vidros e cerâmicas também utilizam silicatos de chumbo na fabricação.
Existem maneiras de evitar a contaminação por esse metal pesado. Para isso, seguem algumas alternativas eficientes:
- Não aquecer ou cozinhar o alimento na lata de embalagem. Além disso, não é recomendado o armazenamento de alimentos em uma lata que já foi aberta, especialmente se tem um teor ácido, como frutas e sucos de frutas.
- Não enrole alimentos em jornais, revistas e sacos plásticos, porque algumas tintas contém chumbo em sua composição.
- Canos velhos e solda também podem contaminar. Por isso, ao usar água da torneira para beber ou cozinhar, deixe-a funcionar por 30 segundos ou até que a água corra fria. Não é indicado beber da torneira de água quente, pois nesses casos o calor dissolve mais o chumbo.
- O chumbo ainda pode ser levado pela poeira para dentro de casa. Para ter um controle maior nesses casos, o indicado é a limpeza regular da residência.
 - As pessoas que moram próximas às rodovidas, estradas ou grandes avenidas, e pretendem ter um jardim em casa é de extrema importância testar o solo antes do plantio.
- Tintas  que contêm chumbo em sua composição devem ser evitadas. A remoção desta tinta forma partículas de poeira nocivas.
- Cerâmicas e pratos importados podem conter chumbo, protanto é essencial verificar a procedência.   
- Algumas persianas velhas feitas em PVC, podem liberar chumbo quando expostas à luz solar e calor. É possível testá-las com um kit de teste caseiro (disponível em lojas de ferragens), e se tiverem chumbo em sua composição elas devem ser descartadas.
- Tinta de banheiras velhas também podem conter chumbo. Nesses casos, o cuidado maior deve ser com as crianças, para que a água do banho não seja ingerida.
- A alimentação das criançasdeve incluir alimentos com pouca gordura fornecendo pelo menos dez miligramas de ferro por dia e 800 miligramas por dia de cálcio para ajudar a diminuir a susceptibilidade à contaminação por chumbo.
fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário