quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O potencial do pasto apícola icoense

Foto 1 - Florada do marmeleiro, predominância na 
comunidade do Coelho-Icó-Ce.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo

A apicultura é uma atividade nobre que homem explora já a bastante tempo, sendo uma tipo de exploração ligado ao setor rural que vai de encontro aos princípios da sustentabilidade, isto é, trabalha o social, o econômico e o ambiental.  Em Icó-Ce, na comunidade do Sitio Coelho é possível ver atualmente ver essa demonstração da força de tal potencial.
Um dos fatores que contribui para o sucesso da exploração apícola é a qualidade do pasto apícola da região onde é conduzida essa exploração. Esse pasto é composto de espécies de plantas, com diferentes graus de importância, condicionadas a fatores diversos que variam da quantidade de exemplares existentes no local, ate concentrações diferentes de açúcares no néctar.
O Nordeste brasileiro, especialmente a região da Caatinga, apresenta um dos maiores potencias apícolas do mundo. Em Icó-Ce, na comunidade do Sitio Coelho é possível ver atualmente ver essa demonstração da força de tal potencial.
Em visita a comunidade, no inicio de fevereiro de deste ano, foi possível se encantar com a florada do marmeleiro, cuja florada era a predominante. O marmeleiro (Croton sonderianus Muell.Arg.) é o principal arbusto colonizador das caatingas sucessionais do Nordeste do Brasil, da família Euphobiaceae, que apresenta uma aptidão para a produção de pólen e néctar. Vários pesquisadores consideram o marmeleiro uma das principais fontes de néctar da caatinga para a produção de mel em apiários comerciais.
Outras plantas de potencial apícola são visualizadas na comunidade,que ao longo do ano terão a predominância, ocorrendo uma sucessão natural de florada. Em um passeio pela comunidade foi possível registra as seguintes plantas com aptidão apícola, como: Camará (Lantana camara.), Mufumbo (Combretum leprosum Mart.), Mussambê (Cleome spinosa Jacq.), Velame (Cróton campestris St. Hil) e Mata Pasto (Senna uniflora).

Foto 2 - Mussambê (Cleome spinosa Jacq.) – fornecedor de néctar.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo

Foto 3 - Abelha visitando a flor do Mussambê.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo

Foto 4 - Florada do Mufumbo (Combretum leprosum Mart.) – fornecedor de néctar.
Fonte: Acervo do Professor Anselmo
 Foto 5 - Mata Pasto (Senna uniflora) – fornecedor de Néctar e Pólen.
Fonte; Acervo do professor Anselmo
Foto 6 - Florescência do Camará (Lantana camara.) – fornecedor
de néctar e de propagação espontânea.
Fonte: Acervo do professor Anselmo


Um comentário:

  1. Olá migo Anselmo,
    adorei a postagem e as fotos,pois conheço bem essas plantas e toda essa realidade,do meu semiárido tão sofrido e tão amado...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir