sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


CVT de Icó intensifica o apoio à apicultura local
No último dia 04 de fevereiro, o Centro Vocacional Tecnológico de Iço realizou o beneficiamento de cera bruta de abelha para produtores da Associação de Apicultores de Icó – AAPI. O beneficiamento teve supervisão e coordenação do técnico João José Anselmo dos Santos.

Vista até então como um subproduto, a cera bruta pode ser vendida para a indústria cosmética ou passar pelo processo de beneficiamento, transformando-se em cera alveolada que, de forma clara, se constitui em uma lâmina, cheia de furinhos, que é colocada na colméia, para que as abelhas teçam, transformado-a em favo, que, por sua vez, irá abrigar os ovos e o mel.
A cera alveolada faz com que as abelhas economizem tempo e energia, trabalhem mais rápido e, conseqüentemente, produzam maior quantidade de mel. Atualmente o quilo de cera beneficiada custa cerca de 30 reais, e em geral, o produtor é obrigado a se deslocar até Iguatu para a aquisição de tal insumo.
A experiência exitosa foi possível graças ao suporte técnico e maquinário do CVT de Iço, que dispõem de ampla oficina para a produção e extração dos insumos apícolas. A ação fez parte de um projeto continuado de suporte à apicultura local.
No ano de 2010, o CVT de Icó forneceu significativo apoio à Associação de Apicultores de Icó (AAPI) através do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) da CONAB. De acordo com a direção do CVT, a participação da entidade no projeto gerou os seguintes resultados: organização do livro caixa; aquisição de insumos; reestruturação do armazenamento e entrega do mel; orientação no processo produtivo e ordenação de pautas para reuniões.
fonte: www.centec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário