sábado, 19 de abril de 2014

Nossa água está contaminada

water_OK_3


Se não bastasse a escassez de água pela qual passam várias cidades do Sudeste, mais preocupante é saber que a pouca água que resta nos reservatórios para consumo está contaminada por substâncias perigosas à saúde. Inclusive a que sai das torneiras. Alguns desses resíduos são de remédiosagrotóxicossubstâncias nocivasencontradas nos plásticos e até em protetores solares.

Pois foi o que detectou uma pesquisa feita em mananciais que abastecem 20 das principais capitais brasileiras. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), órgão do Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp), o estudo apontou mais de 800 substânciasna água, que os pesquisadores chamam de “contaminantes emergentes”. Eles são detectados por meio da cafeína: quanto mais essa substância está presente na água, igualmente maior é a quantidade dos contaminantes.
Pior: essa mesma água analisada atende plenamente aos quesitos de qualidade do Ministério da Saúde. De acordo com o professor Wilson Jardim, pesquisador do Instituto de Química da Unicamp envolvido no estudo, isto acontece porque as normassobre qualidade da água do ministério são ultrapassadas. “A sociedade é dinâmica. Atualmente temos mais de mil novos compostos registrados. Há 30 anos, as pessoas usavam três produtos de higiene. Hoje são dez, em média”, informa.
Leia a entrevista exclusiva que fiz com o professor Wilson Jardim e tire suas conclusões. Acompanhe, ao final, o ranking das cidades com as águas mais contaminadas, onde Porto Alegre figura em primeiro ligar disparado.
- A pesquisa fala em 800 substâncias que são consideradas contaminantes emergentes da água. Quais as mais perigosas para a saúde humana?
Na verdade são milhares de substâncias que podem ser enquadradas como
contaminantes emergentes – ou seja, apresentam risco de exposição para
seres humanos e para a vida animal – e não são legisladas. Podemos citar os fármacos(regulamentados ou não), nanomateriais, protetores solares, agentes anti-chamas,bisfenol A [aquela substância tóxica presente no plástico], triclosan(bactericida), agrotóxicos (em especial os clorados), enfim, tanto novas moléculas como também algumas velhas conhecidas, naturais e sintéticas.
- Porque a presença de cafeína na água é um indicador de que também há contaminantes emergentes?
A cafeína é um indicador indelével da contaminação de um manancial por
esgotos sanitários. Nos níveis em que é encontrada nas águas a cafeína
não apresenta risco, pois está na ordem de dez mil vezes menor do que
numa xícara de café. Mas como esse alcaloide é quase totalmente originado daexcreção humana, significa que deve haver uma série de outras substâncias associadas com a cafeína no esgoto e que não podem ser medidas por instrumentação analítica. Assim, pelo menos no Brasil, a cafeína pode ser usada como um indicador confiável de que há atividade estrógena na água que consumimos.
- Os efeitos do que o sr. chama de atividade estrógena, semelhantes aos do hormônio feminino, podem trazer que consequências em humanos?
Embora não seja comprovada a relação causa-efeito em seres humanos, a
comunidade tem aceitado que o crescimento de casos de câncer de útero e de mamaalterações no funcionamento da tireóidemá-formação genital,
câncer de testículosobesidadediabetes, entre outros, esteja diretamente relacionado com a exposição a estes estrógenos. Ou seja, as alterações atingem ambos os sexos.
- Além da cafeína há mais estudos com outras substâncias?
A comunidade cientifica tem estudado inúmeros fármacos, em especial
antibióticos e hormônios, além de drogas ilícitas, como a cocaína. Há um aspecto regional que muitas vezes dirige o estudo para algum tipo ou grupo especifico de substâncias. No Brasil, recentemente o tema despertou a atenção de inúmeros grupos de pesquisa, mas ainda sabemos muito pouco sobre a situação do país. A avaliação do INCTAA na qualidade da água de abastecimento público distribuída em 20 capitais e no Distrito Federal, mostra que algumas dessas cidades apresentamelevadas concentrações de cafeína. Esperamos que dentro de poucos anos tenhamos um retrato mais fiel de como andam nossos recursos hídricos no tocante aos contaminantes emergentes.
- A pesquisa diz que parte desse material é composta por interferentes endócrinos. O que são eles? Quais as consequências à saúde?
São substancias que alteram nosso sistema hormonal, em especial ao relacionado àmaturidade sexual e à reprodução. O hormônio sintético presente na pílula anticoncepcional é um exemplo clássico. Há inúmeras evidências dos efeitos nocivosda exposição de peixesanfíbiosrépteisaves e mamíferos a esses hormônios, em especial no tocante a indefinição sexual, feminização de peixes e alterações morfológicas da genitália depois da exposição a essas substâncias.
- Quais medidas deveriam ser tomadas pelas companhias de saneamento para eliminar essas substâncias da água que consumimos?
Prover melhorias substanciais no tratamento de esgoto sanitário e usar toda a tecnologia disponível para fornecer água da melhor qualidade possível. Com relação aos contaminantes emergentes, hoje bebemos água com qualidade comparável à da água não tratada da Europa e Estados Unidos.
- E os consumidores, o que podem fazer?
Praticar a cidadania e exigir água com a melhor qualidade possível das concessionárias e empresas de saneamento.
TABELA ÁGUA CONTAMINADA_OK
Fonte: Instituto de Química da Unicamp

fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/nossa-agua-esta-contaminada/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_sustentavelnapratica

Nenhum comentário:

Postar um comentário