sábado, 19 de abril de 2014

Perspectivas Executivas: criação de incentivos para o investimento do setor privado em florestas

Nick Oakes / Agência de Notícias Reuters
De acordo com o 5º Relatório de Avaliação do IPCC, a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) setor do uso da terra e florestal são responsáveis por mais de 10% das emissões globais de GEE. Este é o segundo maior setor de emissões, que só é superado pela queima de combustíveis fósseis. Uma das formas em que as emissões de GEE provenientes deste setor podem ser significativamente reduzidos, é se houver pagamento pela redução das emissões de GEE (criando, assim, uma fonte de demanda) em países com florestas tropicais (que fornece uma "oferta" da reduções de emissões como resultado para manter suas florestas intactas), em troca de um pagamento.

Uma nova pesquisa da Global Canopy Programme, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Fauna & Flora International (FFI), e da UNEP Finance Initiative (UNEP FI) , mostra que a diferença entre a oferta e a demanda por reduções de emissões de carbono florestal é muito grande.
O mercado de carbono florestal está próximo de exceder sua oferta entre 3 - 10 vezes a demanda entre 2015 e 2020, se os países florestais conseguirem atender a meta global de reduzir os níveis de desmatamento em 50% até 2020, e se 25% da oferta forem compradas por meio de mecanismos do comércio internacional de REDD +. Isto tem implicações graves para aqueles que desejam manter o aumento da temperatura global a não mais de dois graus Celsius.
Muitas partes interessadas em encontrar uma solução para os desafios enfrentados pelas mudanças climáticas (por exemplo os governos, setor privado e sociedade civil) esperam que um acordo global de mitigação de mudanças climáticas entre em vigor até 2020 e que, através de um ou mais regimes mandatórios, irão fornecer em grande escala demanda para as reduções de emissões de carbono florestal a partir do mesmo ano. No entanto, se isso acontecer, os arranjos globais precisam ser projetados com antecedência e investimentos em atividades de carbono florestal precisam ser ampliados, significativamente antes de 2020.
Leia a notícia completa (em inglês) no site da Agência de Notícias Reuters.

Fonte: http://ipam.org.br/revista/Perspectivas-Executivas-criacao-de-incentivos-para-o-investimento-do-setor-privado-em-florestas/623?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Clima_e_Floresta,_a_newsletter_mensal_do_IPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário