quarta-feira, 23 de março de 2011


O dia mundial das águas: um breve entendimento
João José Anselmo dos Santos
(Prof. da FVS/ Tecnico do CVT de Icó/CENTEC)

 

A água é fundamental para a vida no planeta Terra. Ela ocupa 71% da superfície do planeta, com um potencial hídrico subterrâneo estimado em 100 vezes o potencial hídrico superficial. Apesar dessa distribuição considerável, cerca 97,55% da água é salgada, localizada nos mares e oceanos. No tocante a água doce (2,5% do total existente do planeta) encontra-se distribuída na atmosfera, geleiras, regiões subterrâneas (aqüíferos) e reservatórios superficiais (principalmente rios e lagos), correspondendo respectivamente, 0,001%, 1,979%, 0,514% e 0,006%.

A água, em termos químicos, é a substância mais importante do planeta Terra, pois sem água não existe vida no mesmo. Ela possui a capacidade de dissolver várias substâncias, sendo assim chamada de solvente universal.
Em função de tamanha importância e distribuição, vários autores citam que o planeta Terra poderia ser chamado de “planeta Água”. A quantidade de água existente atualmente é a mesma do inicio da formação do planeta. O problema é que a quantidade de água pura para consumo vem diminuindo, em função da ação da ação humana. Tal ação movida principalmente pela ganância e falta de conhecimento para o manejo desse recurso.
A população humana mundial cresce numa proporção geométrica em relação à necessidade de recurso para viabilizar sua existência. A cada ano aumenta o consumo de água para garantir as necessidades básicas dessa população e garantir o crescimento econômico, tendo a industrialização como um dos principais itens desse crescimento. Em 2005 no tocante a demanda de água mundial, conforme Atlas das Águas, para a agricultura, o consumo domestico e a indústria foram respectivamente, 69%, 10% e 21%. Em nível de Brasil teremos uma visão sobre a situação dos nossos recursos hídricos  em março de 2010, através da divulgação do Atlas das Águas da Agência Nacional da Água (ANA).
A questão ambiental começou a ser tratada mais incisivamente a partir da década de 60. O mundo ao longo desses anos vem buscando soluções para resolver o desmantelo ambiental provocado pelo homem. Dentre os vários órgãos que atuam na promoção de ações que visam buscar uma convivência sustentável com o meio ambiente, destaca-se a Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU, seguindo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento inseridas no capítulo 18 da agenda 21, criou o Dia Mundial das Águas, por meio de uma resolução (A/RES/47/193), em fevereiro de 1993, através de uma assembléia geral. Conforme tal ato ficou declarado que todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), sendo comemorado a partir de 1993. A partir de então é repassado ao mundo que em tal sejam desenvolvidas ações que promovam à conscientização e desenvolvimento dos recursos hídricos.
A ONU produz e divulga um kit para imprensa sobre o DMA, visando focar a atenção nas necessidades, principalmente no tocante a promoção de debate de assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável, viabilizar o aumento da consciência (do indivíduo, do governo e da iniciativa privada) sobre a importância da conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos.
Desde a sua implantação do DMA, no transcorrer desses dezoitos anos, vários temas foram trabalhados (Quadro 1).
Quadro 1 – Temas trabalhados durante o DMA ao longo dos anos
Ano
Tema
2010
Água limpa para um mundo saudável
Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades.
Saneamento
Lidando com a escassez de água
Água e cultura
Água para a vida
Água e desastres
Água para o futuro
Água para o desenvolvimento
Água e saúde
Água para o século XXI
Todos vivem rio abaixo
Água subterrânea: o recurso invisível
Águas do Mundo: há suficiente?
Água para cidades sedentas
Mulheres e Água
Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
Fonte: WWD
Em 2011 o tema é A ÁGUA PARA AS CIDADES: RESPONDER AO DESAFIO URBANO. Esse tema vem de encontro com a situação atual mundial com relação aos centros urbanos. Atualmente 3,3 bilhões de pessoas vivem em centros urbanos e com relação ao crescimento desses centros as favelas têm uma participação considerável no processo. O que se observa é que a população humana cresce mais rápida do que a infra-estrutura necessária para comportar tal população.
Fonte:
http://www.worldwaterday.org
http://www2.ana.gov.br
http://aguasdemarco.ana.gov.br/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário