quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Consumo colaborativo, no Brasil


Recentemente publiquei aqui um post sobre o consumo colaborativo, aquele que incentiva trocar e compartilhar bens e serviços, atividade já há algum tempo em prática nos Estados Unidos. No Brasil a ideia está ainda florescendo. Mas acaba de surgir um novo site para estimular esse saudável escambo dos tempos modernos: oDescolaAí.
Além de possibilitar trocas e compartilhamentos a página sugere também o aluguelde produtos. Em especial aqueles que normalmente se usa pouco.

Não são raros esses itens que se adquire para uma ou duas utilizações e depois ficam juntando pó em algum canto da casa. Um kit de furadeira, por exemplo. Ou então um carrinho de bebê sem serventia, depois que seu filho cresceu. Livros, discos, roupas, móveis, equipamentos de jardinagem também são bem-vindos no comércio do site.
O criador do DescolaAí é um jovem e inovador empresário de São Paulo chamado Guilherme Brammer. Sua formação é de engenheiro de materiais, mas um dia resolveu fazer um curso de especialização em negócios sustentáveis na Fundação Getúlio Vargas. O DescolaAí não é sua primeira iniciativa nesse ramo. Brammer também trouxe para o Brasil uma empresa que promove a coleta e reuso de embalagens, chamada Terracycle.   
De acordo com  o empresário, o DescolaAí oferece total segurança ao usuário para fazer troca, compartilhamento e aluguel de seus produtos. “Queremos colocar o site em atividade em junho, mas já é possível entrar na página e fazer um pré-cadastro. Até agora mais de mil pessoas estão inscritas”, diz Brammer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário