sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Garrafas PET são usadas para fabricar remédios contra fungos

Polímeros extraídos dos resíduos conseguem eliminar 99,9% dos fungos causadores da candidíase.

Uma parceria entre o Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura e um grupo de pesquisadores da IBM resultou num novo método que transforma as garrafas PET recicladas num eficiente remédio contra os fungos. Batizadas de “polímeros ninja”, as estruturas são extraídas diretamente dos resíduos e conseguem eliminar em quase 100% determinados fungos responsáveis por algumas infecções.

Utilizando as nanofibras de PET nos laboratórios, os cientistas conseguiram eliminar 99,9% das colônias dos fungos Candida Albicans, causadores da candidíase, uma das infecções sanguíneas mais comuns nos humanos. Depois da utilização, os "polímeros ninja" se desfazem naturalmente – além de serem biodegradáveis, também não carregam toxinas.
De acordo com a INFO, com a expectativa do sucesso no tratamento da doença, os pesquisadores também esperam utilizar as nanofibras para a fabricação de cremes dentais, desodorantes e outros produtos de higiene pessoal, eliminando as suspeitas de contaminação pelos fungos de maneira eficiente e sustentável.
Depois da coleta das garrafas PET usadas, os cientistas as levaram aos laboratórios, processando os resíduos para obter os agentes de desinfecção. Invisíveis a olho nu, as nanofibras retiradas dos polímeros atuam cumprindo uma função semelhante à do velcro, que se afixa às membranas das células por meio da energia eletrostática, retirando os invasores.
A pesquisa surgiu não apenas com o intuito de reciclar mais garrafas PET, mas, principalmente, com o objetivo de desenvolver novas maneiras de combater as infecções resistentes aos medicamentos tradicionais. Assim, enquanto os polímeros se afixam nas membranas das células para destruir os fungos, as substâncias dos remédios convencionais encontram dificuldades até mesmo para se aproximar dos invasores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário