domingo, 29 de junho de 2014

MINHOCÁRIO É BOA OPÇÃO PARA LIXO ORGÂNICO RESIDENCIAL


(Foto: Creative Commons)
Já utilizada há muitos anos no meio rural pela agricultura familiar, a compostagem com o uso de minhocários começou a atrair a atenção de moradores de grandes centros urbanos. Essa forma de lidar com o material orgânico de forma sustentável recebe diversos nomes, como compostagem doméstica, caseira ou residencial e é indicada como uma possível solução para a problemática do lixo.

Diariamente, é gerada uma enorme quantidade de lixo nas grandes cidades. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil é de material orgânico. E tudo isso vai parar em aterros sanitários, onde tais resíduos são depositados com os demais tipos de lixo e não recebem nenhum modo de tratamento, o que gera a emissão de gás metano (CH4), cerca de 25 vezes mais nocivo e agressivo para o meio ambiente do que o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2).
A compostagem pode evitar a emissão e lançamento do gás metano na atmosfera e diminuir o volume de lixo destinado a aterros sanitários e lixões, o que geraria uma economia para o Estado e aumentaria o tempo de vida desses aterros. Na verdade, a compostagem é uma forma de reciclagem de matéria orgânica em que as minhocas transformam restos de alimento em uma biomassa altamente nutritiva, que pode ser aplicada em jardins e hortas como adubo.
Com o aumento da conscientização ambiental, o mercado conseguiu adaptar-se às novas exigências e desejos do consumidor, criando novas tecnologias que cabem no dia a dia corrido das grandes cidades. Hoje, existem no mercado diferentes tipos de composteiras disponíveis, para todos os gostos, bolsos e tamanhos de família. Uma boa alternativa que pode ser utilizada na sua casa ou apartamento é composta por três caixas empilhadas de plástico opaco.
Fonte: http://sustentabilidade.fecomercio.com.br/noticias/lan/br/id/11dc2a55eae2ec643c3c62ad4043e502

Nenhum comentário:

Postar um comentário