domingo, 29 de junho de 2014

Tofu, da mesa para sua tomada

tofu-revolucionar-energia-solar

Ingrediente de alimento pode substituir substância tóxica em painéis solares
A substância química usada para fazer tofu e sais de banho pode também substituir outra, altamente tóxica e cara, utilizada na fabricação de painéis solares, segundo estudo publicado ontem na Nature.

Atualmente, o cloreto de cádmio é um ingrediente chave na tecnologia de células solares em milhões de painéis em todo o mundo. Este composto solúvel faz mal à saúde e sua produção tem preço elevado, exigindo medidas de segurança elaboradas para os trabalhadores do setor e depois programas especiais para descarte dos painéis quando eles alcançam o fim de sua vida útil.
Um pesquisador da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriu que ele pode ser substituído por cloreto de magnésio, que é extraído da água do mar e já é usado em produtos como tofu e sais de banho, e para tirar o gelo das ruas. Além disso, custa U$ 0.0001 por grama, comparado a U$ 0.3.
O físico Jon Major, do Instituto Stephenson de Energia Renovável da Universidade, foi o chefe do estudo De acordo com ele, “se a energia limpa quiser competir com combustíveis fósseis, seus custos têm de cair. Foram dados grandes passos, mas as descobertas deste trabalho podem reduzir os custos ainda mais.”
As células mais baratas fabricadas hoje são baseadas em uma película fina de um composto de telúrio insolúvel. Sozinhas, elas convertem menos de dois por cento da energia solar em energia. Com a aplicação do cloreto de cádmio, a eficiência chega aos 15.%.
O tratamento do cloreto de cádmio requer uma lavagem. A água usada para tirar seu excesso das células tem de ser processado com muito cuidado, observa Major. De outra forma, ele pode ir parar na água do solo e rios, de onde irá entrar em contrato com humanos e animais, informa o Christian Science Monitor.
Foto: www.bluewaikiki.com/Creative Commons

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/tofu-da-mesa-para-sua-tomada/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_planetaurgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário