sábado, 14 de junho de 2014

Plástico pode virar rocha após ser descartado

Plastiglomerato coletado em uma praia havaiana (Foto: reprodução)
PLASTIGLOMERATO COLETADO EM UMA PRAIA HAVAIANA (FOTO: REPRODUÇÃO)




Cientistas da University of Western Ontario descobriram rochas formadas de plástico em praias havaianas. A descoberta mostra que o material descartado pode se fundir com elementos naturais e criar um novo tipo de material: o plastiglomerato.
A fusão, tornada comum, pode se transformar em parte do registro geológico do planeta. Em outras palavras, pode indicar o Antropoceno e o impacto dos humanos no ecossistema da Terra.

Parece deprimente, mas os cientistas já tem esperanças de poderem usar o material para criar corais artificiais. Resta saber qual é a resistência do material. Pesquisadores suspeitam que, com o tempo, ele se reverta novamente em petróleo.
Falando em rochas e no impacto humano, você já ouviu falar das Forditas? São objetos formados em fábricas de automóveis, à partir da tinta usada para pintar os veículos. Hoje o processo de pintura é mais sofisticado, mas antigamente o carro precisava ser pintado e depois levado para uma espécie de forno, para fixar a tinta. Nesse forno, o excesso de tinta ao redor das partes do carro endurecia até chegar a um estado próximo de uma rocha.
Funcionários que trabalhavam na pintura de carros levavam essas incríveis pedras coloridas para casa, como lembrança para suas famílias. Mas, como o processo de pintura com o forno não é mais usado, as "Forditas" viraram relíquias da indústria automobilística do passado.
Fordita (Foto: reprodução)







Fordita (Foto: reprodução)





Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/06/plasticos-viram-rochas-quando-descartado.html
























































fonte:





Nenhum comentário:

Postar um comentário