quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como ser mais verde e feliz? Pense em tempo, não em dinheiro

Tempo
Foto: Bart Hiddink (Creative Commons)
Estes temas são recorrentes em nossos artigos: as experiências e objetos que nos fazem felizes, por que as experiências, e não os bens materiais, podem comprar a felicidade, a tendência dos jovens de questionar o consumo Desapropriar, desmaterializar, desmonetizar: três tendências modificando o comportamento jovem, e o anseio geral de voltar a ter contato com o verde já que o contato com a natureza evidentemente gera bem-estar Cinco minutos de “verde” por dia podem melhorar a saúde mental.
Entretanto, novas evidências continuam a surgir e nos empurram para esta direção alternativa. Desta vez, trata-se de um estudo de Cassie Mogilner, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A pesquisadora observou a influência da concentração em certas ideias sobre o uso posterior do tempo. As conclusões são muito interessantes.
Mogilner apresentou a um grupo de voluntários uma série de orações com palavras relacionadas ao tempo (como “relógio” ou “dia”), enquanto propôs a outro que trabalhasse com ideias ligadas ao dinheiro (com palavras como “riqueza” e “dólares”). Mais tarde, ela perguntava a todos os participantes como pensavam em passar suas próximas 24 horas.
Aqueles que haviam refletido sobre o tempo pretendiam realizar atividades sociais, enquanto os que pensavam em dinheiro planejavam passar mais tempo trabalhando.
Levando o estudo ao mundo real, a pesquisadora pediu às pessoas que entravam em um café que preenchessem um questionário com palavras relacionadas ao tempo ou ao dinheiro, e em seguida, observou seu comportamento dentro do local (se estavam conversando e interagindo socialmente, ou trabalhando). Quando saíam, ela perguntava o quão satisfeitas e felizes se sentiam.
Mais uma vez, as pessoas que responderam a questões sobre o tempo passaram suas horas socializando e se sentiram mais felizes enquanto os que responderam ao questionário sobre dinheiro estavam trabalhando e se sentiam menos satisfeitos ao sair do local.
A “moral da história” não poderia ser mais contundente: a concentração nas coisas e no dinheiro retira o foco daquilo que é o mais importante para o nosso bem-estar, que é investir tempo nos relacionamentos e sermos felizes.  Além disso, quando retiramos a atenção do dinheiro, nos concentramos em ter uma vida mais frugal, o que leva à redução da nossa pegada no planeta.
Que tal passar o dia de hoje pensando no que fazer com o seu tempo?
Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/2010/10/como-ser-mais-verde-e-feliz-pense-em-tempo-n%C3%A3o-em-dinheiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário