sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Já imaginou um enorme jardim protegido por uma cúpula? Ficção? Coisa de outro mundo?
Pois bem, ela existe, no papel, mas pode  se tornar real.  O mais novo e curioso projeto atende pelo nome de Ecocity 2020 e foi idealizado pelo estúdio de arquitetura inovadora AB Elis Ltd.. A  proposta busca a reabilitação da zona industrial Mirniy no leste da Sibéria, Rússia.
A tal cidade seria construída em três níveis principais com uma fazenda vertical, florestas, residências e áreas de lazer. E tudo de baixo de uma grande…  cúpula?  Talvez este “detalhe” é que traga o aspecto mais interessante da tal cidade ecológica, que seria coberta por essa cúpula cheia de células fotovoltaicas para coletar  energia solar suficiente para o empreendimento.
A área de habitação está situada no primeiro nível e tem terraços exteriores com vista para uma floresta no centro da cidade. O local escolhido para a criação do projeto é uma cratera gigante, uma das maiores pedreiras do mundo, com mais de um quilômetro de diâmetro e 550 metros de profundidade.
Um núcleo central abriga a maioria das circulações verticais e a infra-estrutura, juntamente com um centro de pesquisa multi-nível. A nova cidade seria capaz de acomodar mais de 100.000 pessoas.
A intenção é criar um novo jardim para a a cidade que será protegido contra as duras condições ambientais caracterizadas por longos e severos invernos e verões quentes mesmo que curtos, criando um novo tipo de urbanismo altamente denso e em harmonia com a natureza.

Fonte: eco4planet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário