segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Energia de ondas para turbina eólica

Wave Treader


Cada vez mais aumenta os investimentos em todo o tipo de energia limpa e renovável, muitos países incluindo o Brasil, tem projetos ou em funcionamentoturbinas eólicas ao longo da costa marítima.
Aqui no ThinkGreen já apresentamos com é possível obter energia atravez das ondas do mar, agora a empresa Green Ocean Energy Ltd aproveita a infraestrutura utilizada para as turbinas eólicas para o Wave Treader.
Ligado a aste de sustentação das turbinas eólicas, o Wave Treader é acionado pela oscilação da maré que movimenta uma estrutura de cilindros hidráulicos, por sua vez impulsionam um gerador elétrico. A eletricidade é distribuida através do cabo compartilhada com a turbina eólica.
Cada Wave Treader é projetado para gerar até 500 kW e as primeiras versões comerciais estaram disponíveis em 2011.

Geração de energia pelo mar.


Scheme water power

Gerar energia atravez das ondas do mar é foco de pesquisa desde 1970, teoricamente a energia disponível das ondas é de 1.000 megawatts por kilometro de costa marítima.
Pesquisadores do MIT e Portugueses estão trabalhando no desenvolvimento de dispositivos para obter de 100 a 200 megawatts por kilometro de costa desse potencial energético, o maior problema é a força e corrosividade do mar.
Recentimente no programa Planeta Mecânico da National Geographic foi construido em escala reduzida, um sistema para gerar energia pelas ondas, afim de mostrar que é possível aproveitar o potencial energético de cada região, pena que este programa é pouco apresentado.


Fonte:http://www.thinkgreen.blog.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário