sábado, 16 de junho de 2012


Ceará investe em energia das marés e eólica

Atualmente são produzidos 524MW de energia renovável, mas o número deve dobrar até o final deste ano, graças à força dos ventos e das marés. l Foto: Janusz Dymidziuk/SCX
estado do Ceará é um dos que mais produzem energia limpa em todo o território brasileiro. Atualmente são produzidos 524MW de energia renovável, mas o número deve dobrar até o final deste ano, graças à força dos ventos e das marés.

Conforme informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) o Ceará é responsável por 35% de toda a capacidadenacional. Esta liderança é fruto das condições naturais privilegiadas do nordeste brasileiro e também do investimento de R$ 2 bilhões, que resultou na construção de 17 parques em território cearense.
A energia fotovoltaica também tem despontado como opção importante. A Usina de Tauá é um dos exemplos. Ela foi inaugurada em 2011 e produz atualmente um megawatt. No entanto, seu potencial é muito maior e deve chegar a 50 MW. Além disso, o estado tem incentivado a produção solar, tanto que lançou o Atlas Solarimétrico, com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
A grande novidade é a produção de energia a partir das marés. A usina que funciona com a força das ondas já está em testes no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Esta é a primeira estrutura do tipo na América Latina e mesmo com uma produção atual relativamente baixa, apenas cem quilowatts, já seria energia suficiente para abastecer 60 famílias.
Conforme informações da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) a apresentação oficial da usina de ondas será feita durante a Rio+20. A expectativa é de que até 2014 o modelo de produção seja responsável por garantir 1200 megawatts de eletricidade. Enquanto a produção continua baixa, a energia é usada para suprir os gastos do próprio porto, mas no futuro ela poderá ser comercializada até mesmo para outros estados. Com informações do Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário