sábado, 16 de junho de 2012

O portal Mapa da Vida registra a distribuição da biodiversidade no mundo




Um novo aplicativo da web intitulado “Mapa da Vida (Map of Life)" fornece uma ampla visão sobre a distribuição geográfica da vida animal e vegetal na Terra. Construído sobre a plataforma do Google Maps, sua versão demo permite que usuários explorem o mundo de 30.000 espécies de animais vertebrados terrestres - répteis, anfíbios, aves e peixes.


Ela permite aos usuários saber vários detalhes sobre uma determinada espécie, como o tipo de ambiente em que vivem e a localização regional exata. O objetivo final é desenvolver o programa para que ele mostre informações mais detalhadas sobre onde e como a vida animal e vegetal prospera.

A ferramenta será útil tanto para os cientistas, organizações de conservação e gerentes de animais selvagens, quanto para qualquer leigo. A versão de estreia também indica a localização de espécies em museus, listas locais e regionais. Eventualmente, a ferramenta deve evoluir como uma ferramenta de mapeamento estilo wiki, que permitirá contribuição de cientistas profissionais e amadores, e com o tempo os usuários também poderão fornecer detalhes que faltem.

Este trabalho resulta de uma colaboração entre várias instituições e organizações liderada pela Universidade de Yale. O projeto já ganhou popularidade e tem o apoio da National Science Foundation e NASA. Outros parceiros e colaboradores incluem a Encyclopedia of Life (EOL), Museu Senckenberg, e BIK-F Alemanha , a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e do Global Biodiversity Information Facility.

A informação disponível no portal foi recolhida em várias fontes nomeadamente museus, listas de espécies regionais e observações de cientistas profissionais e amadores. 

Através de camadas distintas nos mapas, que podem ser ajustadas de acordo com a finalidade, são apresentados registros como pontos de ocorrência, abrangência e dados específicos de determinadas áreas de estudo (como reservas e regiões). Também é possível obter listas de espécies nos arredores de qualquer área de interesse ao redor do mundo. Dois vídeos (em inglês) demonstram as ferramentas de busca taxonômica e a lista de espécies.

Em breve, o portal pretende abranger também plantas e invertebrados, além de ampliar as funcionalidades, como adicionar filtros de informações com características como sazonalidade e data de observação; possibilitar edição e adição de dados, além da sua intersecção com outras informações ambientais (uso da terra, clima) e o cálculo, demonstração e download de padrões como riqueza e endemismo, entre outros. 

A meta de médio e longo prazo é obter um sistema de modelagem incluindo dados ambientais para a produção de estimativas mais refinadas da distribuição atual e projetada de espécies.

A ideia para a criação da ferramenta surgiu do pesquisador em Biologia da Conservação da Universidade de Yale, Walter Jetz, a partir da sua necessidade de combinar dados próprios com outros já existentes para melhor compreender como padrões de biodiversidade de aves poderiam embasar esforços de conservação.

O conhecimento global sobre a distribuição espacial de espécies é muito mais complexo de se estruturar geograficamente do que outros bancos de dados, como topografia ou uso da terra, comentaram os autores do Mapa da Vida no artigo “Integrando o conhecimento da distribuição da biodiversidade: em direção a um mapa global da vida”, publicado na revista Trends in Ecology and Environment.

Conhecer as espécies que se deseja proteger e as suas relações com o meio é o primeiro passo para conseguir conter a atual degradação em massa dos ecossistemas ao redor do mundo. Até agora, a humanidade conseguiu descrever apenas 1,8 milhões de espécies, das quais 33% estão ameaçadas de alguma forma. Estimativas indicam que o mundo abriga entre 10-100 milhões delas, fato preocupante por estarmos extinguindo espécies que ainda não conhecemos, mas também fascinante, motivando pesquisas e explorações de ambientes isolados em todo o mundo.

Clique aqui para acessar o aplicativo Mapa da Vida. 




fonte: http://novo.maternatura.org.br/news.php?news=648

Nenhum comentário:

Postar um comentário