terça-feira, 5 de junho de 2012


Especial Dia do Meio Ambiente - Desmatamento


O desflorestamento gera diversos prejuízos socioeconômicos, principalmente para o Brasil, que é rico e referência em áreas florestais e tem uma economia bastante ligada a esses fatores. l Foto: Mayra Rosa/CicloVivo















O desmatamento das florestas brasileiras teve início com a chegada dos portugueses, que logo começaram a extrair e vender Pau Brasil. No início da história brasileira, a área de florestanativa equivalia a 15% de todo o território nacional. Segundo um relatório divulgado pela ONG ambiental WWF, em 2000 restavam apenas 9% da vegetação original.
Outros fatores, além do interesse econômico, contribuem para o desflorestamento, entre eles estão agricultura, urbanização e queimadas. Para utilizarem uma área para atividades ligadas à agricultura, o produtor chega a derrubar quilômetros da mata para iniciar o plantio. A urbanização, que ocorre devido à industrialização e ao êxodo rural, é uma das principais causadoras do desmatamento. Para abrigar toda a estrutura de moradia, transporte e indústria que uma cidade grande tem, é necessário tornar grandes áreas florestadas em áreas urbanas. Temos também a extração ilegal por parte da indústria madeireira e as queimadas, que podem ser causadas por fatores naturais, ou como nos casos mais comuns, por ações humanas.
As conseqüências do desmatamento podem ser irreversíveis. A biodiversidade existente na Mata Atlântica, por exemplo, é fruto de um processo de bilhares de anos. Por isso, a perda da variedade genética é algo que pode nunca mais ser reconstruído. A água também corre muitos riscos e com a perda dos mananciais, ocorre redução na umidade do ar e na quantidade de chuvas. Outros dois grandes problemas estão relacionados ao efeito estufae ao processo de desertificação do solo.
As áreas florestais são imensas reservas de carbono, um dos gases que mais colaboram para o aquecimento global, por isso a tamanha importância. Ao serem queimadas, todos os gases absorvidos pelas plantas retorna à atmosfera, aumentando o efeito estufa e aquecendo ainda mais o planeta.
Desertificação é um dos problemas que afetam o solo. O manejo ou retirada de algumas espécies podem acarretar em um solo infrutífero e impróprio para qualquer outra produção. Nesses ambientes, onde ocorre a desertificação, dificilmente é possível manter algum tipo de vida.
O desflorestamento gera também diversos prejuízos socioeconômicos, principalmente para o Brasil, que é rico e referência em áreas florestais e tem uma economia bastante ligada a esses fatores.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário