sábado, 16 de junho de 2012


Rio+20: Cacique Raoni discursa em defesa dos índios

Em seu discurso o líder indígena falou sobre a importância da união dos povos e da preservação ambiental. | Foto:Elza Fiúza/ABr

A Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil, que acontece paralelo à Rio+20 contou com a presença do cacique caiapó Raoni. Em seu discurso o líder indígena falou sobre a importância da união dos povos e da preservação ambiental.

A fala do cacique foi incisiva de que os índios precisam exigir que os brancos respeitem suas terras e seus costumes. Ele ainda disse que enquanto estiver vivo lutará por este ideal.
“Eu sou contra o desmatamento, a barragem, a mineração e a exploração de terras por brancos. Eu vou pedir apoio de outros governos, vou lutar para valer os nossos direitos. O índio tem seu lugar, vamos lutar, vamos defender o que é isso”, declarou Raoni.
Além do cacique caiapó o evento, que acontece no Rio de Janeiro, reúne tribos indígenas de outros países latino-americanos, entre eles: Bolívia, Colômbia e Equador, com o intuito de aumentar o debate entre os índios e permitir que diferentes tribos unam forças.
Indígenas e ambientalistas protestam em Altamira
No mesmo dia, ambientalistas e indígenas se juntaram em Altamira (PA) para protestarem contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. O grupo, que contou com aproximadamente 300 protestantes, concentrou forças em uma das barragens erguidas no rio Xingu.
A ação consistiu em abrir valas na ensecadeira para permitir a passagem do rio. Além disso, foram plantadas novas mudas de açaizeiro e equipamentos agrícolas e cruzes foram fixadas no local, como símbolo do protesto e da insatisfação do povo indígena com a construção de Belo Monte.
Mesmo com o protesto, a empresa responsável pela construção informou que as obras continuaram normalmente. Com informações do Globo Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário