sábado, 16 de junho de 2012

Plataforma global sustentável “Future Earth” é lançada na Rio+20
ideia �fornecer as bases que permitam sustentar a transforma��o em busca da sustentabilidade do planeta para as pr�imas d�adas


deia é fornecer as bases que permitam sustentar a transformação em busca da sustentabilidade do planeta para as próximas décadas/Imagem: Reprodução

Uma plataforma global para pesquisa em sustentabilidade foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) na quinta-feira, 14 de junho, por uma aliança formada pelos principais agentes internacionais da ciência, agências de financiamento à pesquisa e organismos vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU), segundo informações da Agência Fapesp.

Denominada Future Earth (“Terra do futuro”), trata-se de uma iniciativa com duração de dez anos para apoiar pesquisas que resultem no conhecimento necessário para responder eficientemente aos impactos das mudanças ambientais globais. O lançamento foi feito no Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A ideia é fornecer as bases que permitam sustentar a transformação em busca da sustentabilidade do planeta para as próximas décadas. Milhares de cientistas em todo o mundo serão mobilizados pela iniciativa, ao mesmo tempo em que serão estabelecidos acordos com governos, órgãos e instituições responsáveis pela adoção de políticas públicas de modo a oferecer opções e soluções de sustentabilidade pós-Rio+20.
Entre as metas da nova plataforma global estão a produção de pesquisas orientadas para soluções que integrem desafios em mudanças ambientais com o desenvolvimento sustentável, de modo a satisfazer as necessidades humanas por alimentos, água, energia e saúde.
Outra proposta da plataforma é aumentar a capacidade de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação, especialmente em países em desenvolvimento, bem como engajar a nova geração de cientistas.
A plataforma Future Earth é uma iniciativa conjunta do International Council for Science (ICSU), do International Social Science Council (ISSC), do Belmont Forum, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Universidade das Nações Unidas (UNU). A Organização Meteorológica Mundial (OMM) participa como observadora. Agências de fomento à pesquisa em todo o mundo integrarão os esforços da iniciativa.

Oportunidades aos jovens

“Um dos pontos fortes desta aliança é que ela congrega cientistas, usuários dos dados das pesquisas e as agências de fomento, que irão decidir pelo financiamento dos projetos. E algumas dessas agências de fomento estão reunidas no Belmont Forum, sendo que quatro delas são de países emergentes”, destacou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e membro do Belmont Forum.
Brito Cruz ressaltou durante o lançamento da Future Earth, no Rio de Janeiro, que um dos objetivos da iniciativa é criar oportunidades para jovens pesquisadores se envolverem no desenvolvimento de pesquisas, e que muitas das agências de fomento à pesquisa participantes do projeto, como a Fapesp, já possuem programas voltados ao apoio de projetos realizados por jovens pesquisadores, que podem dar subsídios à ação.
Alguns dos próximos passos que deverão ser dados para a concretização da iniciativa serão a criação de um conselho de governança e de um comitê científico, que deverá ser estabelecido em 2013.


fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/junho/plataforma-global-sustentavel-201cfuture-earth201d

Nenhum comentário:

Postar um comentário