sábado, 29 de dezembro de 2012

Escritório dinamarquês projeta hospital sustentável


O projeto começará a ser desenvolvido no ano que vem, para abrigar um complexo hospitalar e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Aalborg. | Foto: Divulgação


O Hospital Universitário de Aalborg foi projetado por arquitetos de um escritório dinamarquês, que levaram em conta alguns princípios de sustentabilidade, como o uso da luz natural nos ambientes internos e o aproveitamento total dos espaços de convivência.

O projeto vai abrigar um complexo hospitalar e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Aalborg. Financiadas pelo governo dinamarquês, as obras terão início no ano que vem. A conclusão do empreendimento está prevista para 2020. A proposta dos arquitetos é construir uma estrutura que beneficie a todos os usuários do hospital, valorizando mais o meio ambiente, do que a formalidade dos médicos.
O complexo de 330 mil metros quadrados rendeu um prêmio aos arquitetos do escritório Schmidt Hammer Lassen Architects, que desenvolveram o projeto. Para os jurados do Indigo Consortium, que elegeram a criação, o principal atrativo do hospital sustentável é a humanização do espaço, que permite várias maneiras de integração entre as pessoas. A Ata do Júri informou que “a união dos arquitetos conseguiu criar um hospital funcional e acolhedor, em relação à escala humana, tanto nos espaços internos, como nos espaços externos”. 
As vias de circulação do hospital foram projetadas para promover a integração entre os usuários. Nos ambientes externos, as ruas e os pátios são arborizados, e, quando se encontram, formam diversos espaços que podem ser ocupados pelas pessoas. 
Já nos ambientes internos, em que ficarão acomodados os pacientes e seus familiares, foram adotadas estratégias para reforçar a paisagem do lado de fora, a fim de proporcionar maior interação com as características ambientais da região e permitir que a estrutura interna receba mais luminosidade natural, reduzindo, assim, o consumo de energia. Todos os ambientes do complexo serão interligados por uma rua principal, que priorizará o acesso os atendimentos de emergência. 

FONTE: CICLOVIVO.COM.BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário