terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sobral sedia Oficina sobre degradação de terras, desertificação e seca para meios de comunicação da América Latina e Caribe


Vegetação no semiárido do Ceará. Foto: Flamínio Araripe


A secretaria da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação (CNULD) abriu inscrições para oficina de treinamento de jornalistas de meios de comunicação da América Latina e Caribe, que será realizada em Sobral, no Ceará, durante três dias - de 30 de janeiro de 2013 a 1º de fevereiro. A iniciativa está relacionada à realização, neste município cearense, da primeira Conferência Científica da Iniciativa sobre Ciência e Tecnologia da América Latina e Caribe (ILACCT), no período de 30 e 31 de janeiro a 1º de fevereiro.

A Conferência em Sobral vai reunir cientistas e pesquisadores da América Latina e Caribe, que vão discutir trabalhos científicos sobre desertificação e secas, vão visitar experiências no semiárido cearense (especialmente a Embrapa Sobral-Caprinos), informa Antonio Rocha Magalhães, presidente do Comitê Científico da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD). Em seguida irão participar, em Fortaleza, nos dias 4 a 7 de fevereiro da Segunda Conferência Científica da CNULD e da terceira Sessão Especial do Comitê de Ciência e Tecnologia (CST-S3 da siglas en inglês), no Centro de Eventos.

Os jornalistas ambientais estão convidados pela secretaria da CNULD para que enviem uma solicitação de financiamento com o objetivo de participar da oficina da América Latina e Caribe. No texto, os solicitantes deverão mostrar seu interesse nos temas de degradação de terras, desertificação e seca. A data limite para enviar a solicitação será a meia noite de 7 de dezembro de 2012.

O chamamento para a oficina destaca como objetivo aprofundar o conhecimento e a perícia dos jornalistas ambientais em temas relacionados com a degradação de terras, a seca e a desertificação. Visa ainda o treinamento aumentar a cobertura informativa sobre os desafios da degradação de terras e as melhores práticas de gestão sustentável de terras na América Latina e Caribe.

No evento, os jornalistas serão informados sobre as três conferências que vão acontecer no Ceará. Os organizadores esperam, com esta iniciativa, criar uma comunidade global de jornalistas que escrevem regularmente sobre a luta contra a desertificação, a degradação de terras e a mitigação dos efeitos da seca.

No chamamento, os organizadores da oficina observam que “a desertificação não é como se pensa – o avanço dos desertos – sim a degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas, provocada pelas variações climáticas e pela atividade humana. Afeta o sustento das populações rurais que dependem da pecuária, cultivos e dos escassos recursos hídricos e de madeira. Cada ano, estima-se que se perdem 75 bilhões de toneladas de terra fértil, sendo o solo fértil o recursos não renovável mais significante do mundo.

Poderão apresentar solicitação os jornalistas da América Latina e Caribe que estão informando sobre temas de meio ambiente ou economia de meio ambiente. Os potenciais candidatos deverão apresentar, em inglês:

- Dois artigos assinados (impressos, online, rádio ou televisão), os quais, pelo menos um, trate da degradação de terras, da seca ou da desertificação. Os artigos que estão escritos em um idioma que não seja o inglês deverão estar acompanhados por um breve resumo en inglês.
- uma carta do editor imediato do periodista, obrigando-se a publicar os artigos;
- uma carta de motivação de uma página que 
‣ Apresente o interesse do jornalista em participar da oficina
 Dê una ideia dos artigos anteriores sobre os temas antes mencionados
 Exponha a quantidade de artigos que o jornalista/a jornalista vai publicar seguindo a oficina, indicando quando poderão ser publicados.

Os gastos de hospedagem, alimentação e da oficina para 15 participantes serão cobertos pelos organizadores da Conferencia ILACCT. O financiamento total (incluindo a viagem) será facilitado para os quatro jornalistas mais qualificados da América Latina e Caribe. Os jornalistas que possam custear suas próprias despesas poderão participar, porém também terão que entregar suas solicitações e cumprir com os requisitos antes mencionados.

Veja a seguir a íntegra do chamamento
em espanhol
Sobral. Foto: Flamínio Araripe

FONTE: desimbloglio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário