segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cresce o número de construções verdes no Nordeste

LC Corporate_Google
Em Fortaleza, um dos destaques é o LC Corporate Green Tower


Na região Nordeste, o Green Building Council Brasil (GBC Brasil) tem presenciado o crescimento acelerado de edificações que buscam os diferenciais da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). Em 2011 eram 577.617 m² registrados buscando a certificação. Mas até o fim de 2012, já eram 4.006.556 m², com destaque para Ceará e Pernambuco – o aumento representa cerca de 86%, ao longo de dois anos.

Entre os prédios certificados no Nordeste, estão o novo auditório do Edifício Sede da Odebrecht (Salvador/BA), a fábrica da Kraft Foods Nordeste (Vitoria do Santo Antão/PE) e o prédio da Energisa Paraíba (Patos/PB), que será apresentado na Conferência Greenbuilding a arquitetos e engenheiros, em São Paulo, no dia 28 de agosto, como case nacional de sustentabilidade.
No Ceará, esta é uma tendência ainda em fase inicial. Um dos destaques é o O LC Corporate Green Tower, empreendimento comercial cujo projeto segue modernos conceitos de sustentabilidade, maximizando o aproveitamento de recursos como energia e água, além de minimizar seus impactos ambientais. Ele ainda busca a certificação Leed.
O número de empreendimentos brasileiros com Leed é um termômetro do setor: até novembro de 2012, o Brasil já tinha 78 prédios certificados e mais de 600 em processo de certificação Leed, cenário que revela um novo parâmetro para edificações que melhoram a qualidade de vida e trabalho, reduzem custos, promove inovações e valorizam empreendimentos.
O selo Leed está presente em 140 países. Com esse avanço, o Brasil mantém a posição de quarta nação no ranking mundial de empreendimentos Leed, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.
O Leed é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Trata-se do selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado no Brasil. Os benefícios de prédios ecologicamente corretos são consideráveis e já não causam tanto impacto no orçamento da construção.
Hoje o custo adicional é de 1% a 7% em relação a um edifício convencional. Em média o valor do edifício aumenta 10,9% para novas construções e 6,8% para projetos de edifícios existentes, bem como o retorno do investimento aumenta 9,9% para novas construções e 19,2% para projetos de edifícios existentes.
A demanda e o interesse crescente baratearam as opções verdes, que proporcionam, por exemplo, redução de gastos em um condomínio em até 30%. O cálculo é realizado com base nas reduções do consumo de energia, água e do custo operacional do edifício (manutenção e reformas).
Serviço
4ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo
Data: De 27 a 29 de agosto de 2013
Local: Expo Center Norte, São Paulo
Horário:
Exposição – das 10 às 19h, Conferência – das 9h às 18h
Visitas técnicas: 30 de agosto (8h às 13h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário