terça-feira, 21 de maio de 2013

Noruega pretende comprar lixo para suprir demanda energética

lixao.jpg

Grande parte dos resíduos produzidos na Noruega não vão parar em aterros, mas em incineradores produtores de energia
Foto1: Carla Souza/Foto2: jose.jhg


Enquanto em alguns países, como o Brasil, o problema está no excesso de lixo, na Noruega o problema é a escassez. De acordo com a Time, grande parte dos resíduos produzidos pela população não vai parar em aterros, mas em incineradores produtores de energia. Ou seja, a população consome energia a partir de lixo queimado. Acontece, no entanto, que este combustível está acabando.


Hafslund Group, uma empresa de energia norueguesa que produz e distribui aquecimento na cidade de Oslo, anunciou que "o objetivo é substituir todos os combustíveis fósseis para os picos de carga em 2016". A produção de energia atual nas suas instalações chega a 1.5 TWh – o suficiente para aquecer 150 mil casas.
Para alcançar a quantidade de energia necessária, a Noruega prepara-se para importar lixo de localidades como os Estados Unidos, uma vez que o transporte marítimo é relativamente barato.

noruega.jpgTendência europeia

Ainda segundo a Time, usar o lixo como fonte de energia está virando uma tendência na Europa e estende-se para países como a Áustria e a Alemanha. Ambos também planejam construir mais fábricas de incineração de lixo.
Outro exemplo está na Suécia, que possui igualmente a intenção de importar anualmente 800 mil toneladas de resíduos do resto da Europa, de modo a manter a sua produção de energia de forma eficiente.

Problemas ambientais

Alguns grupos ambientalistas, no entanto, acreditam que esta dependência do lixo é apenas uma solução em curto prazo para as metas ambientais, e acabam criando a necessidade de gerar mais lixo. "Há uma pressão para se produzir mais e mais resíduos desde que existe este limite de capacidade", disse Lars Haltbrekken, presidente do grupo ambientalista mais antigo da Noruega.
Além disso, o uso do lixo na produção de energia contribui para desencorajar as iniciativas, cada vez mais necessárias, visando à preservação de recursos naturais, à redução do uso de embalagens que se tornam lixo e à adoção de práticas de reciclagem e compostagem.
Haltbrekken defende que, em uma hierarquia de objetivos ambientais, produzir menos lixo deve ser prioridade em relação à produção de energia a partir de resíduos.

fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/maio/noruega-pretende-comprar-lixo-para-suprir-demanda?tag=rrr





Nenhum comentário:

Postar um comentário