segunda-feira, 20 de maio de 2013

Simpósio nacional discute recursos naturais do Semiárido em Iguatu


O evento incluirá ações para o replantio de mata ciliar nas margens do Rio Jaguaribe, em Iguatu Foto: Honório Barbosa


Com o tema “Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada ao Semiárido”, será realizado, de 22 a 24 de maio, o I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais. A programação começa, no dia 22, a partir das 8h, com um mutirão para plantio de essências da Caatinga adequadas para a recuperação da mata ciliar em trecho do Rio Jaguaribe, nas proximidades da área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce) – Campus de Iguatu. A abertura oficial será às 19 h, no Ifce em Iguatu, município a 384Km de Fortaleza.

O evento resulta de parceria entre a Universidade Federal do Ceará, por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ifce-Iguatu, Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa) e Programa Ecológico de Longa Duração (PELD).
Após a palestra de abertura, sobre o “Histórico e perspectivas das pesquisas e transferência de tecnologia dos recursos naturais no Semiárido”, um show de repentistas sobre a vida no semiárido animará um coquetel para os presentes.
Minicursos gratuitos para agricultores
Além da parte acadêmica, com apresentação de trabalhos, palestras e mesas-redondas, o programa inclui minicursos (destinados apenas a agricultores), com inscrições gratuitas. Entre os temas dos minicursos estão: manejo sustentável da apicultura; manejo sustentável de galinha caipira; produção de mudas de plantas nativas da Caatinga; produção e uso de plantas medicinais; sistema de irrigação para agricultura familiar (baixo custo); e técnicas de coleta.
Na programação geral, estão previstas mesas-redondas sobre: manejo das águas superficiais na região semiárida; exploração da Caatinga no manejo sustentável de pequenos animais; e recuperação de áreas degradadas. Entre os temas das palestras programadas estão: novas tecnologias para o monitoramento e estudo de qualidade de água; fontes renováveis de energia para Semiárido; e o papel do bioma Caatinga no fluxo de carbono.
Outras atividades do seminário são a visita à trilha ecológica do Ifce-Iguatu feita por alunos da rede municipal da região e da comunidade e a distribuição de essências da Caatinga à comunidade. A programação detalhada e outras informações sobre o evento estão no blog doSimpósio.
Mais informações na Coordenadoria de Extensão do CCA/UFC: (85) 3366 9735

fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/semiarido/simposio-nacional-discute-recursos-naturais-do-semiarido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário