sábado, 16 de novembro de 2013

Tartarugas verdes nunca comeram tanto plástico


José Eduardo Mendonça 
Todas as examinadas em parte da costa brasileira haviam ingerido lixo
Tartarugas verde e de couro estão comendo mais plástico que nunca, e mais do que qualquer outra forma de lixo. Na verdade, o dobro do que há 25 anos, de acordo com um novo estudo.
A descoberta se baseia em dados coletados em vários pontos do mundo desde os anos 1980 e analisados por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália.

“Nossa pesquisa revelou que as tartarugas de oceano mais jovens têm mais probabilidade de comer plástico que seus parentes mais velhos perto da costa,” disse Qamar Schuyler, líder do estudo.
Tartarugas encalhadas perto da superpopulada Nova York não motravam evidência da ingestão de lixo. Mas todas as encontradas perto de uma área selvagem no sul do Brasil tinham comido plástico, afirmou Schuyler.
“Isto significa que realizar limpeza na costa não é a resposta única para o problema da ingestão de lixo por populações locais de tartarugas,” disse ele, constatando o óbvio. Apenas o chamado Vórtex de Lixo do Pacífico ocupa uma área estimada em até 15 milhões de quilômetros quadrados – quase o dobro da área do Brasil.
O trabalho analisou 37 estudos com dados coletados dos anos 1980 até 2011, examinando especificamente o efeito da ingestão de lixo marítimo sobre tartarugas em vida selvagem, relata o Euronews.

Foto: Trodel/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário