
Maristela Crispim*
São Paulo. O Walmart Brasil lançou ontem, em São Paulo, a terceira edição do Programa de Sustentabilidade de Ponta a Ponta, que incluiu mais 18 marcas de grandes fornecedores, com o apoio do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Governo de São Paulo. O programa tem como objetivos reduzir impactos ambientais, fomentar projetos sociais e de educação e estimular a melhoria contínua de produtos.
O primeiro passo foi detalhar as etapas do ciclo de vida dos produtos para identificar oportunidades de melhorias que levassem à redução de indicadores de consumo de recursos naturais, de energia e de água; assim como as emissões de gases e geração de resíduos sólidos e efluentes. Após a implantação das ações, os efeitos foram quantificados tomando-se como referência o mesmo produto antes de junho de 2012.
Em sua terceira edição, o Sustentabilidade de Ponta a Ponta, após quatro anos, da primeira edição, totaliza 29 empresas e 41 produtos. Só em termos de redução de consumo, segundo o Walmart, são 19.883 Gwz de energia elétrica; 745 mil metros cúbicos de água; 140 toneladas de embalagens; e 290 mil litros de óleo diesel e/ou combustível. O cálculo de redução de gases de efeito estufa é de 4.291 toneladas de CO2 equivalente; e o de lixo, de 1.340 toneladas.
* A Jornalista viajou a São Paulo a convite do Walmart Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário