Moss FM from Fabienne Felder on Vimeo.
Um aparelho sonoro que utiliza plantas como fonte de energia. Assim é o Musgo FM, um projeto inovador de tecnologia capitaneado pelo designer Fabienne Felderem parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge.

Segundo informou o portal Dezeen, a técnica batizada de Células Foto Microbianas Combustíveis (Photo-MFCs) capta os elétrons produzidos pelas plantas durante a fotossíntese e os transforma em energia.

O Musgo FM conta com dez plantas agrupadas em uma mesa construída com materiais reutilizados. Elas são conectadas a um capacitor, que gera cerca 4.5 volts.

Ao capturar somente 0.1% dos elétrons produzidos durante a fotossíntese, o se mantém ligado durante um minuto e vinte segundos, tempo suficiente para ouvirMean Mr. Mustard, uma das canções mais curtas dos Beatles, por exemplo (ouça no player acima!).
Os pesquisadores esperam que, com pesquisas futuras e desenvolvimento do projeto, o nível de captura de elétrons aumente. “Se 25% dos londrinos (8.17 milhões de pessoas) carregassem seus celulares por duas horas a cada dois dias utilizando a energia gerada a partir de musgos, seria economizada uma quantidade suficiente para abastecer uma pequena cidade", observa Felder.

O time de pesquisadores acredita que a tecnologia se tornará viável comercialmente entre cinco e dez anos, e que poderá inclusive servir para abastecer aparelhos de telefonia celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário