quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"Musgo FM" é o primeiro rádio do mundo movido a energia das plantas (ouça!)


Um aparelho sonoro que utiliza plantas como fonte de energia. Assim é o Musgo FM, um projeto inovador de tecnologia capitaneado pelo designer Fabienne Felderem parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge.

radio1-ecod.jpg
Segundo informou o portal Dezeen, a técnica batizada de Células Foto Microbianas Combustíveis (Photo-MFCs) capta os  elétrons produzidos pelas plantas durante a fotossíntese e os transforma em energia.
radio2-ecod.jpg
O Musgo FM conta com dez plantas agrupadas em uma mesa construída com materiais reutilizados. Elas são conectadas a um capacitor, que gera cerca 4.5 volts.
radio3-ecod.jpg
Ao capturar somente 0.1% dos elétrons produzidos durante a fotossíntese, o se mantém ligado durante um minuto e vinte segundos, tempo suficiente para ouvirMean Mr. Mustard, uma das canções mais curtas dos Beatles, por exemplo (ouça no player acima!).
Os pesquisadores esperam que, com pesquisas futuras e desenvolvimento do projeto, o nível de captura de elétrons aumente. “Se 25% dos londrinos (8.17 milhões de pessoas) carregassem seus celulares por duas horas a cada dois dias utilizando a energia gerada a partir de musgos, seria economizada uma quantidade suficiente para abastecer uma pequena cidade", observa Felder.
radio4-ecod.jpg

O time de pesquisadores acredita que a tecnologia se tornará viável comercialmente entre cinco e dez anos, e que poderá inclusive servir para abastecer aparelhos de telefonia celular.

fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/musgo-fm-e-o-primeiro-radio-do-mundo-movido-a?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário