sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sem reciclagem, metais raros poderão ficar escassos em breve

reciclagem-metais-raros-escassos-560

Eles são componentes importantes de produtos para energia verde
Metais raros são fundamentais para a produção de peças como turbinas eólicas ecarros elétricos. Mas sua escassez preocupa a União Européia (EU).
A demanda por metais como neodímio (Nd) e disprósio (Dy) está aumentando muito mais rápido que sua oferta. Estes elementos são utilizados em tecnologias como geradores que armazenam a energia em turbinas eólicas, e em motores de veículos elétricos e híbridos. Mas fazem parte também de produtos do cotidiano, como computadores e celulares.

Estes metais ocorrem na crosta da Terra, mas não em concentrações suficientemente altas. É por isto que apenas um país, a China, tem até o momento suprido o mundo todo com os elementos. No entanto, em anos recentes o país tem restringido suas exportações.
Há previsões de que já no no ano que vem eles serão difíceis de encontrar.
Foi por isto que sete importantes centros de pesquisa europeus se uniram para tratar do problema da escassez.
O propósito do programa que eles criaram é fortalecer a extração do material do lixo, nota Odd Løvhaugen, do Sintef, na Dinamarca. “O desafio está no fato que o material tem de ser suficientemente limpo para ser reciclado, e temos de ter certeza que não esteja contaminado por substâncias perigosas”, disse ele.
Como resultado, os pesquisadores estão focando a maior parte de sua atenção em identificar quais produtos contêm poluentes, quais métodos são melhores para analisar e mensurar o conteúdo dos materiais poluídos, e quando se espera que estes produtos sejam encontrados em resíduos.
Ainda, pretende-se avaliar técnicas para a reciclagem de nanopartículas no processo de tratamento, e como os constituentes de cinzas podem ser analisados depois da incineração, informa o Recycling International.
Foto: Divulgação/Greenpeace

FONTE: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/sem-reciclagem-metais-raros-poderao-ficar-escassos-em-breve/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_planetaurgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário