segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Projeto usa pele de tomate para revestir embalagens de alimentos

A laca natural aproveita o subproduto da indústria alimentícia.

Há três anos, pesquisadores europeus deram início a um experimento que busca criar uma alternativa sustentável para proteger as embalagens de metal utilizadas nos alimentos. O principal objetivo é desenvolver o que eles chamam de “bio-laca” – uma espécie de revestimento produzido com resíduos alimentícios.

A substância deve proteger a saúde do consumidor e ser economicamente viável. A ideia é “valorizar e reduzir os resíduos produzidos pela indústria de conservas”. Assim foi criado o projeto Biocopac.
Os pesquisadores desenvolveram então uma laca natural com a pele do tomate, que é obtida durante a produção de molhos. O subproduto é aplicado nas superfícies internas e externas das embalagens, substituindo o verniz que é utilizado atualmente no revestimento das latas de metal pela indústria alimentícia.
O projeto é coordenado por Angela Montanari, profissional do ramo de conservação de alimentos na Itália. Trata-se de uma parceria público-privada, que inclui quatro centros de pesquisa.
“Todos os anos são usados milhões de toneladas de tomates e grandes quantidades de subprodutos (como a pele) são tratados como resíduos. Em vez de, simplesmente, aterrar este material, a Biocopac vai desenvolver um leque de alternativas para a indústria de alimentos enlatados”, afirma os pesquisadores em comunicado à imprensa.
De acordo com o site Inovação Tecnológica, o novo revestimento promete substituir o bisfenol A, um composto do plástico muito utilizado pela indústria devido à sua resistência ao calor e impacto, mas que causa danos à saúde humana.
Após avaliação das propriedades físico-químicas e para a saúde dos consumidores, de acordo com a legislação da União Europeia, serão confirmadas as vantagens econômicas e ambientais do novo verniz ecológico.
Abaixo, vídeo do projeto Biocopac: 

FONTE: http://ciclovivo.com.br/noticia/projeto-usa-pele-de-tomate-para-revestir-embalagens-de-alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário