sábado, 8 de março de 2014

Abiplast lança selo que reconhece boas práticas

selo_senaplas

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou, em janeiro, o Selo Nacional de Plásticos Reciclados (Senaplas).
A proposta é identificar, valorizar e certificar as empresas do segmento de reciclados plásticos que atuam conforme os critérios socioambientais e econômicos exigidos pela lei.
“Esses critérios abrangem toda a legislação ambiental, incluindo, por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as licenças estaduais e municipais. Do ponto de vista social e econômico, abordamos a aplicação de toda a legislação trabalhista, em especial o cuidado com o trabalho infantil, além da legislação previdenciária e dos cuidados com saúde e segurança, entre outros”, detalha Gilmar do Amaral, consultor da Abiplast.

A indústria de reciclagem plástica reúne 815 empresas que faturam R$ 2,394 milhões por ano e contam com 22.705 empregados diretos. “O selo vai incentivar e valorizar a formalização dos recicladores, demonstrando que há empresas e produtos adequados e de qualidade no segmento, fortalecendo toda a cadeia”, explica o coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da Abiplast, Ricardo Hajaj.
A certificação também procura diferenciar as empresas da competição desleal. Os compradores, por sua vez, ganham segurança jurídica, respaldandose em relação à responsabilidade compartilhada que integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e comercial, garantindo a origem e a qualidade do produto adquirido.
São elegíveis ao selo as produtoras de matéria-prima reciclada que comercializam resinas recuperadas e produtos transformados pelos recicladores. O processo de verificação será realizado pelos sindicatos estaduais e a certificação será oferecida pela Abiplast, com vigência de 24 meses.
FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/reciclagem/abiplast-lanc%CC%A7a-selo-que-reconhece-boas-praticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário