sábado, 8 de março de 2014

Parceria do Insa com a Asa beneficia agricultores familiares do Semiárido

O projeto envolve a participação de agricultores experimentadores, entidades e parceiros locais Foto: Alex Pimentel
O projeto envolve a participação de agricultores experimentadores, entidades e parceiros locais Foto: Agência Diário / Alex Pimentel

Aproximadamente 100 agricultores familiares do Semiárido brasileiro serão os beneficiados diretamente por projeto do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em parceria com aArticulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).
Em cada Estado, o projeto envolve a participação de agricultores experimentadores, entidades e parceiros locais e é constituído por várias etapas, dentre as quais já ocorreram a formação dos técnicos que atuarão nos territórios e a caracterização histórica das experiências desenvolvidas pelas famílias em suas propriedades.

Esta etapa implicou no mapeamento das estratégias utilizadas pelas famílias que vivem na região para a convivência concreta com eventos extremos, como é o caso das longas estiagens.
O próximo passo do projeto será aplicar um conjunto de indicadores de avaliação de sustentabilidade dos agroecossistemas, para diagnosticar as estratégias mais viáveis que têm possibilitado que estes agricultores resistam e/ou se recuperem dos impactos dos eventos ambientais extremos.
Dentre os atributos de avaliação de sustentabilidade a serem utilizados, estão: produtividade, autonomia, resiliência, gestão, adaptabilidade, estabilidade e equidade.
Oficina de Trabalho
No período de 11 a 14 de fevereiro será realizada, em Campina Grande (PB), a 3ª Oficina de Trabalho com os pesquisadores envolvidos na execução do projeto nos diferentes Estados do Semiárido.
O objetivo será discutir o processo metodológico de sensibilização e caracterização qualitativa dos agroecossistemas realizadas nos territórios, restituir as experiências do projeto e planejar as próximas ações.
A metodologia utilizada no projeto se diferencia por priorizar a pesquisa participativa, ou seja, construir conhecimentos com base no diálogo e nas experiências implementadas nas comunidades com as famílias envolvidas com práticas de transição agroecológica.
A Oficina irá discutir como se deu o processo de apropriação da pesquisa pelos agricultores experimentadores no que se refere à sensibilização dos conceitos e ferramentas metodológicas propostas. A construção coletiva da pesquisa privilegia a interação dinâmica e multidimensional na construção dos conhecimentos.
Os estudos socioeconômicos e ecológicos nas unidades agrofamiliares, realizados nos nove Estados do Semiárido brasileiro, permitirão, no fim do projeto, a sistematização das estratégias agrícolas e sociais utilizadas pelos agricultores para a convivência com os longos períodos de estiagens.
FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/semiarido/parceria-do-insa-com-a-asa-beneficia-agricultores-familiares-do-semiarido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário