quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ALEMANHA INVESTE 14,3 MILHÕES DE EUROS NA MATA ATLÂNTICA



Crédito:  Glauco Umbelino/Creative Commons
A Mata Atlântica receberá 14,3 milhões de euros, o equivalente a R$ 40,2 milhões, em investimentos vindos da Alemanha, que serão destinados a recuperar a floresta, proteger a biodiversidade e o clima da área. A ação é resultado de uma iniciativa de cooperação bilateral entre os países.


O projeto ainda fortalecerá os mosaicos de Unidades de Conservação (UC) para o ordenamento territorial, com foco na conservação e restauração de áreas degradadas, conforme informou o conselheiro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Daniel Alker.

A cooperação faz parte do Projeto Proteção da Mata Atlântica II (PMA II), desenvolvido entre 2009 e 2012 para contribuir com a proteção, o uso sustentável e a recuperação da Mata Atlântica. O plano já estabeleceu, anteriormente, cerca de 500 mil hectares de Unidades de Conservação e a elaboração de estudos e consultas para criar mais de um milhão de hectares que serão protegidos.

Além disso, foram fomentados sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) em cerca de 900 mil hectares, beneficiando 1.700 famílias. O projeto ainda adequou ambientalmente 40 mil hectares de propriedades rurais.

O PMA II também elaborou uma estratégia espacial integradora, uma comunidade de aprendizado em PSA e Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Adequação dos Imóveis Rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário